Foto: GCM

 

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba deteve, na tarde de terça-feira (8), um homem de 22 anos de idade que era procurado pela Justiça. Na ocasião, ele tinha ido à casa da ex-esposa, a ameaçou e invadiu a residência, no bairro João Romão, Zona Leste da cidade, descumprindo medida judicial que o impedia de se aproximar dela e de demais familiares.

A vítima, de 24 anos de idade, foi quem acionou a GCM, pelo aplicativo de celular voltado às pessoas que passaram por violência doméstica e são amparadas por medida protetiva da Justiça. Como é o caso dela, de sua mãe, de 46 anos, e do filho, de um ano, que estavam no imóvel naquele momento, por volta das 15h30.

Ao chegar ao endereço, os guardas souberam, pela vítima, que o acusado invadiu a casa, a partir do imóvel vizinho, para espiar pela janela. A mulher também o viu passar em frente, na rua, proferindo ameaças. Seria a oitava vez que ela acionou o aplicativo, pois o agressor já teria invadido a residência outras vezes.

Em patrulhamento pelas imediações, a GCM localizou o suspeito, que apresentava odor etílico e aparentava estar sob o efeito de drogas. Os guardas constataram que havia mandado de prisão preventiva contra ele, por lesão corporal e violação de medida protetiva, que resistiu à prisão e tentou fugir, mas acabou imobilizado.

Os envolvidos foram apresentados na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba e, conforme relatos dos GCMs que conduziram o acusado, durante o trajeto o acusado veio se debatendo no compartimento de presos da viatura. A delegada plantonista determinou o registro de boletim de ocorrência de ameaça, captura de procurado e violência doméstica (descumprimento de medida protetiva).

Uma equipe da Ronda Municipal (Romu) levou o detido à Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Leste, para atendimento médico devido às escoriações e hematomas leves decorrentes da resistência, e depois ao Plantão da Polícia Civil, onde permaneceria até ser encaminhado ao sistema prisional.