O Carnaval é idade de diversão e muita originalidade nos looks, mas também um grande repto para a saúde dos cabelos. Glitter, sprays coloridos, gel fixador, tintas, além da exposição ao sol, suor e excesso de penteados podem danificar os fios, principalmente os cacheados e crespos, que são naturalmente mais ressecados do que os ondulados e lisos.

 

De concordância com Juninho Loes, técnico em crespos e cacheados, os cuidados se iniciam antes do Carnaval com cronograma capilar preventivo.

Para deixar os fios mais resistentes e hidratados, a cada semana interpolar entre hidratação, nutrição e condicionamento.  Durante o período da folia também é importante manter o tratamento para que não fiquem frágeis e porosos. Uma dica valiosa é evitar produtos reconstrutores e queratina, para não enrijecer os fios causando futuras quebras.

“Sugiro utilizar antes dos penteados protetores térmicos para exposição ao calor e óleos de origem vegetal que são mais leves, uma vez que por exemplo de uva, semente de girassol e baobá. No término do dia, ao remover as substâncias do cabelo, usar shampoo hidratante principalmente nos crespos, por ter uma propriedade 100% afro, morfologicamente é mais sensível e ressecado, e requer um desvelo mais rigoroso”, diz Juninho.

Para quem quer arruinar nos bloquinhos e manter os fios mais saudáveis, o técnico afirma que é provável substituir o spray fixador e o gel, por produtos com bases cremosas uma vez que as ceras modeladoras e os ativadores de cachos mais densos, que não agridem tanto o cabelo e podem ser utilizados em penteados criativos e ousados.