Tapume de 30 milénio pessoas foram forçadas a deixar suas residências devido a incêndios florestais que se alastraram em Los Angeles, Califórnia. As chamas consumiram aproximadamente 1.182 hectares na região de Pacific Palisades, entre as cidades costeiras de Santa Mônica e Malibu, conforme informado pelas autoridades à Reuters.
A intensificação dos ventos durante a noite contribuiu para a rápida propagação do queimada, resultando na evacuação da espaço setentrião de Santa Mônica. Em algumas localidades, o tráfico ficou congestionado, forçando muitos a abandonarem seus veículos e fugirem a pé. “As pessoas deixaram seus carros em Palisades Drive, que estavam pegando queimada na encosta. As palmeiras — tudo estava em chamas”, relatou Cindy Sarau, residente de Pacific Palisades.
Kristin Crowley, superintendente do Departamento de Bombeiros de Los Angeles, mencionou em uma coletiva de prensa que mais de 25 milénio pessoas em 10 milénio residências estavam ameaçadas. Apesar disso, ela destacou que os profissionais se sentiam “muito abençoados por não possuir feridos”, conforme citado pela mesma nascente.
A região afetada, Pacific Palisades, é conhecida por acoitar diversas celebridades. Por exemplo, Spencer Pratt e Heidi Montag, conhecidos por sua participação no reality show “The Hills”, tiveram sua residência destruída pelo incêndio. Felizmente, o par conseguiu segregar com segurança, conforme reportado pelo New York Post.
Outrossim, o ator James Woods também foi forçado a segregar sua residência na espaço, de convenção com o mesmo jornal.
To all the wonderful people who’ve reached out to us, thank you for being so concerned. Just letting you know that we were able to evacuate successfully. I do not know at this moment if our home is still standing, but sadly houses on our little street are not. pic.twitter.com/xZjvsIg6Fg
— James Woods (@RealJamesWoods) January 7, 2025
De convenção com especialistas, esse incêndio pode ser considerado um dos maiores registrados na região desde 2011. Em um relatório do Los Angeles Times, o incêndio é descrito uma vez que uma prenúncio em grande graduação, com as autoridades locais temendo que a situação se agrave nos próximos dias. A reportagem acrescenta que os ventos não devem diminuir nos próximos dias, o que prolonga a luta dos bombeiros para sofrear as chamas.
Outrossim, as autoridades estão trabalhando com um projecto de evacuação contínuo e buscando prometer que as pessoas em risco sejam retiradas com segurança. O governo lugar também emitiu alertas de emergência para outras regiões próximas, já que o queimada segue se alastrando.
Leia Também: Governo prevê 1,5% do PIB em alta de receitas com fim de desonerações