Fluminense e Fortaleza se enfrentam com objetivos distintos nesta sexta-feira, às 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pelo fecho da 34ª rodada. Enquanto o clube carioca luta contra o rebaixamento, a equipe cearense sonha com o título, ainda mais em seguida o novo tropeço do líder Botafogo.
Fazendo a melhor campanha da sua história nos pontos corridos, o Fortaleza vem de duas vitórias consecutivas. Com 63 pontos, aparece na terceira posição, contra 69 do Botafogo e 67 do Palmeiras. Se vencer, entrará de vez na disputa pelo título e ficará unicamente a três pontos da liderança.
O Fluminense, por sua vez, tenta fechar a série de três tropeços consecutivos para se distanciar da zona de rebaixamento. O time carioca é o 16º posto, com 37 pontos, assim uma vez que o Criciúma, 17º. A diferença é que a equipe de Mano Menezes leva vantagem no número de vitórias: 10 a 9.
O retrospecto entre eles é equilibrado. Em 24 jogos, o Fluminense venceu 11, perdeu oito e empatou cinco. O time carioca não perde em vivenda desde 2021, quando levou 2 a 0, pelo Campeonato Brasílico.
No entanto, Vojvoda nunca perdeu para Mano Menezes. Eles já se enfrentaram em quatro oportunidades, com três triunfos do prateado e um empate. Nestas partidas, o Fortaleza marcou sete gols e sofreu unicamente um.
Do lado do Fluminense, Mano Menezes terá meio time de volta. Na guia para o Internacional por 2 a 0, o treinador não pôde narrar com cinco jogadores suspensos: o goleiro Fábio, o zagueiro Thiago Santos, os meias Ganso e Arias e o atacante Kauã Elias. Todos devem restaurar a titularidade.
Exclusivamente Arias continua uma vez que incerteza. O jogador defendeu a Colômbia na Data Fifa e voltou a sentir um notório desgaste. O jogador, que deve deixar o Fluminense ao final da temporada, começará o jogo unicamente se tiver totais condições de jogo.
“Precisamos levantar a cabeça, pois temos cinco finais pela frente e totais condições de transpor dessa situação. A gente tem sofrido bastante neste ano porque marcamos poucos gols. Estamos buscando emendar isso para essas últimas rodadas”, disse Mano Menezes, que também terá o retorno de Felipe Melo. O volante deve iniciar entre os suplentes.
Do outro lado, Vojvoda foi muito evidente no time que deve entrar em campo. O zagueiro Kuscevic e o atacante Kervin Andrade estiveram com as suas respectivas seleções na Data Fifa e encontraram a delegação já no Rio de Janeiro.
O zagueiro está confirmado entre os titulares, ao lado de Titi. O treinador encerrou as últimas atividades da equipe com três atacantes: Marítimo, Lucero e Moisés. O primeiro vem se firmando nesta reta final de competição.
“Acho que supra de tudo precisamos valorizar nossa campanha, é a maior de um clube nordestino na escol do futebol brasiliano e isso é importante. Conquistamos essa vaga na Libertadores que era um dos objetivos cá desde a primeira rodada. É uma competição gigante que eu senhoril jogar e já vivi grandes coisas. Espero viver pelo Fortaleza também”, disse o ex-palmeirense Breno Lopes, que deve permanecer uma vez que opção entre os reservas.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X FORTALEZA
FLUMINENSE – Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos e Diogo Barbosa; Bernal, Lima, Arias e Ganso; Keno e Kauã Elias. Técnico: Mano Menezes.
FORTALEZA – João Ricardo; Emanuel Brítez, Kuscevic, Titi e Eros Mancuso; Pochettino, Hércules e Emmanuel Martínez; Marítimo, Lucero e Moisés. Técnico: Juan Vojvoda.
ÁRBITRO – Raphael Claus (SP).
HORÁRIO – 21h30.
LOCAL – Maracanã, no Rio (RJ).
Leia Também: Qual será o próximo destino de Neymar?