ALEXANDRE ARAÚJO
RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – O Fluminense chega à última rodada do Brasiliano ainda na peleja para se livrar do rebaixamento, e novamente vê o fantasma da Série B meses depois comemorar um título de grande porte.
O Fluminense conquistou o maior título de sua história em 2023. O time, logo sob o comando de Fernando Diniz, se sagrou vencedor da Libertadores pela primeira vez.
Em 2024, porém, viveu uma crise que causou até exoneração de técnico -Mano Menezes chegou depois saída de Diniz. O time das Laranjeiras chega à última rodada na 15ª colocação, com 43 pontos.
O Fluminense tem Red Bull Bragantino, Athletico e Atlético-MG porquê rivais contra a degola. As quatro equipes tentam fugir da última vaga do Z4 -Atlético-GO, Cuiabá e Criciúma já estão matematicamente rebaixados.
O Fluminense vai enfrentar o Palmeiras na última rodada, fora de moradia. A equipe de Mano Menezes tem 43 pontos, está na 15ª posição, e precisa de uma vitória ou empate -para não depender de combinações de resultados.
A gente chega na última rodada em uma situação que a gente não queria chegar, é óbvio. Mas não está escrito em lugar qualquer que o Fluminense não tem quesito de chegar em São Paulo e fazer um ponto diante do Palmeiras. Vamos continuar acreditando naquilo que a gente pode interferir e olvidar o que é do paralelo, pois acho que isso pode fazer a diferença.
Mano Menezes
O clube das Laranjeiras vive cenário parecido com o de 2013. A equipe capitaneada por Fred iniciou o Brasiliano porquê atual campeã, depois levantar a taça em 2012, mas terminou o torneio daquela temporada na zona. Na última rodada, o time venceu o Bahia, fora de moradia, mas não foi o suficiente e ficou somente na 17ª colocação.
Nunca um vencedor brasiliano havia sido rebaixado no ano seguinte. “Vai ser um ano longo, uma viradela de ano de muitas críticas, mas estamos cá para manter. Agora, a gente caiu e quem permanecer no clube vai levantar a cabeça para subir”, disse Wagner, na saída de campo daquele duelo contra o Fluminense.
O rebaixamento do Fluminense não foi concretizado. Uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva puniu Flamengo e Portuguesa com perda de pontos, e a Lusa acabou caindo para a Série B.
Da final da Libertadores à arranque histórica. Em 2009 o Fluminense conseguiu uma sequência até logo apontada porquê improvável para fugir da degola no Brasiliano, e isso no ano seguinte em que alcançou a final da Libertadores pela primeira vez, em campanha que ficou marcada para os torcedores.
OS CENÁRIOS
O Fluminense depende somente das próprias forças para evadir. Se vencer ou empatar com o Palmeiras, está livre do rebaixamento.
Se o Fluminense perder, terá de vincular o secador na rodada. Em caso de resultado negativo no Allianz Parque, a equipe das Laranjeiras vai ter de torcer por roteiro ou empate do Red Bull Bragantino diante do já rebaixado Criciúma, em moradia, ou de uma roteiro do Athletico-PR para o Atlético-MG, na Estádio MRV com portões fechados.
O time das Laranjeiras tem 11,5% de chance de queda, segundo a UFMG. O Fluminense tem percentual maior somente que o Atlético-MG, que aparece com 3,8%. O Athletico-PR tem 16,8% e o Red Bull Bragantino com 67,9%.
Leia Também: Como Gabigol virou marca e alavancou idolatria no Flamengo