Fluminense encerra ciclo de Felipe Melo e renova com técnico Mano Menezes até o fim de 2025

A segunda-feira foi agitada no Fluminense. Em entrevista coletiva, o presidente Mário Bittencourt anunciou o termo de ciclo do volante Felipe Melo. Aos 41 anos, ele não terá o contrato renovado. Na entrevista coletiva, o dirigente também comunicou que o técnico Mano Menezes teve o contrato renovado até o termo de 2025

“O futebol é feito de ciclos. O time vencedor da Libertadores começou a ser montado em 2021 e foi extremamente vitorioso. Mas obviamente o ciclo se desgasta e acho que o ano deixou isso muito evidente. De 2023 para 2024 ficamos com jogadores mais veteranos e mais jovens. O objetivo é fortalecer o ponto de vista físico não abrindo mão da qualidade técnica”, comentou o dirigente.

Sobre Felipe Melo, de 43 anos, o tom foi de gratulação pelo tempo em que o jogador vestiu a camisa do Fluminense. “Tenho muita gratidão por ele e por isso a gente comunicou de maneira transparente que, uma vez que desportista, a gente não tinha mais interesse”, afirmou. Contratado em dezembro de 2021 posteriormente ser dispensado pelo Palmeiras, ele ficou nas Laranjeiras por três anos.

Mas se o volante está de saída, Mano Menezes permanece adiante do time profissional. A opção pela perenidade do trabalho foi definida posteriormente uma rodada de negociações com o estafe do técnico. Contratado em julho para tirar a equipe das Laranjeiras das últimas colocações, o comandante conseguiu executar o objetivo ao evitar o rebaixamento para a Série B. Ainda sob o risco de desabar na última rodada, o time derrotou o Palmeiras no Allianz por 1 a 0 e encerrou a competição na 13ª posição, com 46 pontos.

“Trabalhamos a semana toda. O Mano tinha questões pessoais, exames de rotina. Teve que ir para São Paulo para cuidar disso. A gente começou a trabalhar quarta-feira para montagem e avaliação de elenco”, afirmou o dirigente ao comentar a permanência do treinador.

Com 53% de aproveitamento nesta passagem, Mano conquistou 11 vitórias, sete empates e sofreu sete derrotas. A expectativa da diretoria é que, iniciando a temporada e cuidando do planejamento do futebol, o treinador gaúcho possa fazer o clube renhir por título no ano que vem.