Firmado acordo de cooperação técnica entre Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Parque Tecnológico e Prefeitura de Sorocaba

Foi publicado, nesta quarta-feira (12), no Diário Oficial da União, o acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do Governo Federal, e o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), da Prefeitura de Sorocaba.

O objetivo desse acordo é permitir a execução de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além da absorção e transferência de tecnologia e atividades correlatas, tais como a formação e o treinamento de recursos humanos e o aprimoramento de processos produtivos, na região de Sorocaba, a partir da criação do Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 (CET 4.0). Trata-se do primeiro do Brasil dentro do conceito de hélice quíntupla, com apoio do MCTI, da Prefeitura de Sorocaba e com a participação de indústrias, universidades, escolas técnicas, entidades e organizações de toda a região, em especial o Parque Tecnológico.

A assinatura do acordo foi feita durante a visita do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, a Sorocaba, no último dia 30 de abril, tendo também como signatários o prefeito Rodrigo Manga e o presidente do PTS, Nelson Cancellara.

O PTS também realizou uma reunião on-line de apresentação para as empresas âncoras do Projeto de Implantação da Tecnologia 4.0 que o PTS está capitaneando. Em um primeiro momento, estão previstas seis empresas âncoras, que indicaram fornecedores para receber o upgrade sobre essa cultura de inovação em tecnologia 4.0.
A criação do CET 4.0 propiciará o
desenvolvimento de uma metodologia própria e inédita, que será posteriormente replicada em todo o país.

O que esse plano tem de inovador, aqui em Sorocaba, é que a aplicação das inovações desenvolvidas não vai se limitar às grandes empresas. A ideia é replicar as inovações a empresas menores, principalmente aquelas que formam a cadeia de fornecedores das grandes empresas”, ressalta o prefeito Rodrigo Manga.

Esse Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 vai proporcionar mais competitividade, agilidade e redução dos custos de produção para as empresas. Além disso, será possível capacitar pessoas, professores e alunos, sendo que todo esse conhecimento trará para nossa cidade um grande ganho”, conclui o presidente do PTS.

Parque Tecnológico – Agência de Notícias