Feira do Meio Ambiente atrai mais de 1,2 mil pessoas em Sorocaba neste sábado (3)

Mais de 1,2 mil pessoas participaram, neste sábado (3), entre 10h e 14h, da Feira do Meio Ambiente, realizada na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro de Sorocaba, com diferentes atividades gratuitas voltadas a pessoas de todas as idades. A iniciativa abriu a programação especial da Semana do Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).
Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), a Feira do Meio Ambiente contou, ainda, com a parceria do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e da Secretaria da Saúde (SES).
Uma das atividades programadas foi a feira de adoção de cães, adultos e filhotes, do programa “D + uma chance, adote uma vida!”, uma campanha permanente de adoção responsável de animais de estimação da Sema. No total, 11 animaizinhos foram adotados, dos 13 que foram levados à Praça Coronel Fernando Prestes. Todos os animais adultos disponibilizados para adoção responsável eram castrados, microchipados, vacinados e vermifugados. Já, os filhotes estavam vacinados e vermifugados e todos saíram com vaga de castração gratuita, para quando atingirem a idade mínima necessária para o procedimento.
Outra atividade foi a doação de 750 mudas de árvores, com o intuito de estimular os moradores a plantarem árvores em calçadas e quintais e, assim, ajudarem na ampliação da área total vegetada da cidade, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana, ou a cultivarem espécies vegetais, cujo consumo traz inúmeros benéficos para a saúde.
A população também teve a oportunidade de conferir a exposição de animais taxidermizados (“empalhados”) da Sema, que apresentou diferentes espécies da fauna que existem na região de Sorocaba, além de suas características e curiosidades.
Profissionais da Sema também apresentaram aos munícipes a importância das regras de  licenciamento ambiental para a natureza e o bem-estar das pessoas, bem como as normas de poda e supressão de árvores, as blitze de controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas, que são realizadas de forma permanente na cidade, combate a queimadas e bem-estar animal.
Já, a equipe de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba estimulou a população a refletir sobre o meio ambiente, principalmente com relação ao uso consciente da água, um dos recursos naturais mais importantes do planeta e a necessidade de sua preservação, assim como de toda a natureza.
Os munícipes que forem ao local ainda podem destinar equipamentos eletrônicos de informática, já sem uso, ao projeto Metareciclagem, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), e aprender o quanto é essencial que esses materiais não sejam descartados no lixo comum e, sim, encaminhados à destinação ambientalmente adequada. Todos os itens são recuperados pelo Metareciclagem nos cursos de capacitação da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten) e são encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade (FSS), para doação a entidades assistenciais cadastradas. Os itens que realmente não têm utilização são encaminhados às cooperativas da cidade, gerando renda aos seus associados, materiais, esses, que são encaminhados à logística reversa.
Por fim, a Secretaria da Saúde (SES) levou à Feira do Meio Ambiente uma exposição da Divisão de Zoonoses, sobre prevenção e combate à dengue e outras doenças.
O aposentado Hamilton Vieira, morador do Centro de Sorocaba, foi uma das pessoas a prestigiar o evento realizado pela Prefeitura de Sorocaba e aproveitou para levar mudas de árvores para plantar em sua chácara. “É um evento ambiental pedagógico, que envolve crianças e adultos, e nos motiva a cuidar cada vez melhor do nosso planeta para as futuras gerações”, destaca o munícipe.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), para sensibilizar e encorajar ações no mundo todo em prol da proteção ambiental. Em Sorocaba, a inciativa faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.
A programação da Semana do Meio Ambiente ainda atende à Campanha Junho Verde (Lei Federal nº 14.932/2022), que tem como objetivo conscientizar a população acerca da importância da conservação dos ecossistemas naturais e de todos os seres vivos, além do combate à poluição e do uso consciente dos recursos naturais, para as presentes e as futuras gerações.
Fotos: Ivan Flores/Saae e Sema


Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias