“Família Acolhedora” oferece proteção e cuidado em lar temporário a crianças e adolescentes em Sorocaba

Desde 2022, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), oferece o Serviço de Guarida em Família Acolhedora a crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, que precisaram ser afastados temporariamente de sua família de origem ou de parentes próximos, porquê medida de proteção.

Até o momento, essa iniciativa que oferece proteção integral a elas, já beneficiou 16 crianças e adolescentes. Uma delas é o pequeno Davi (nome figurado), de um ano e seis meses. Ele permaneceu durante quatro meses sob os cuidados da técnica de enfermagem S.B.C. e sua família, recebendo atenção, paixão e carinho.

A voluntária tem um fruto de 10 anos e abriu as portas do seu lar para oferecer um espaço seguro para o pequeno Davi. E a boa notícia: nos próximos dias, ele será adotado, de forma definitiva, por uma família. Por isso, para participar de uma iniciativa que pode mudar a vida de uma garoto, é fundamental ter disposição afetiva e emocional. S.B.C. teve e fez toda a diferença.

“Esses quatro meses foram incríveis, uma experiência maravilhosa para mim e para minha família. Ter esse menino em nossa residência foi mágico. Em pouco tempo, ele descobriu o que era amplexo, ósculo, paixão, carinho e também o que é sim e não. Nós tivemos a oportunidade de mostrar de pequeninho, que passou por tanta coisa, que ele pode ser estremecido e amar alguém, e que a gente pode fazer a diferença na vida de alguém”, relata a técnica de enfermagem.

De convénio com a munícipe, o seu voluntariado no serviço não terminou. “Com toda certeza, termino 2024 com sentimento de gratidão e, se assim Deus permitir, ano que vem novamente farei mais uma garoto feliz! Ser uma Família Acolhedora é perfurar as portas do coração e do lar para transformar vidas. É um ato de paixão e solidariedade que oferece guarida, segurança e afeto a crianças em momentos de vulnerabilidade. Mais do que ajudar, você aprende, cresce e percebe o poder de pequenas ações para grandes mudanças”, completa.

Quer também ser uma Família Acolhedora?

A secretária da Cidadania, Ana Cláudia Fauaz, convida para que novas famílias de Sorocaba façam a adesão ao serviço. “É muito importante que mais munícipes conheçam e participem do ‘Família Acolhedora’. Essas pessoas voluntárias são cadastradas e, durante todo o processo, são capacitadas e acompanhadas pela equipe do serviço para que possam, posteriormente habilitadas, receber em seus lares, durante período determinado judicialmente, essas crianças e adolescentes”, explica.

A Prefeitura de Sorocaba oferece às famílias participantes uma bolsa-auxílio mensal no valor de um salário-mínimo, por protegido. Atualmente, dez famílias estão habilitadas para o serviço.

Para ser família acolhedora basta ter mais de 21 anos, residir em Sorocaba há no mínimo um ano, não possuir interesse em adoção, apresentar boa saúde física e mental, não ter antecedentes criminais e participar das capacitações ofertadas pela equipe.

Pessoas que estejam interessadas em saber mais sobre o serviço e o trabalho voluntário podem entrar em contato pelo WhatsApp: (15) 99101-4772 ou presencialmente, de segunda a sexta feira, das 8h às 17h, na Avenida Armando Sales de Oliveira, 241, no bairro Trujillo.