A exposição “Os Cordéis de um Brasil profundo”, do artista visual Júlio Veredas, poderá ser conferida a partir de segunda-feira (3), no Recinto Cianê Shopping, no Meio de Sorocaba. A mostra gratuita poderá ser vista no Conjunto B do empreendimento, no Piso 1, até o dia 16 de março.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), com o escora do shopping, a exposição tem porquê objetivo levar a arte sempre para perto da população sorocabana e valorizar os artistas locais.

Serão expostas aproximadamente 130 obras feitas com a técnica aquarela e pastel sequioso sobre papel. A série de produções traz elementos do universo sertanejo, considerada uma submersão de em aquarelas ricas em cores, formas e histórias.

Oriundo de Sorocaba, Júlio Veredas se destaca pela singularidade de seu trabalho, que dialoga com a música e a literatura e constrói uma obra que traz aspectos da cultura popular. Artista autodidata, desde muito cedo passou a frequentar cursos livres de artes e atuar na espaço de eventos culturais.

O artista visual sorocabano residiu por muitos anos na capital paulista, convivendo com grupos de música e de teatro, quando iniciou as primeiras sinais de seus desenhos, com exposições individuais no Meio Cultural São Paulo e no Museu de Arte de São Paulo (Masp), mantendo em paralelo uma produção em Sorocaba, com artistas diversos, e na cidade de Vitória da Conquista (BA), terreno do compositor Elomar Figueira Mello, que passa a ser uma grande referência em seu processo artístico.

A exposição “Os Cordéis de um Brasil profundo” poderá ser conferida de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h. O Recinto Cianê Shopping está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 823, no Meio, ao lado do Terminal Santo Antônio.