Exposição do artista Ernesto Ferro estará no Museu Histórico Sorocabano a partir da próxima terça-feira (22)

Fotos: Ernesto Ferro/Divulgação

A exposição “Formas de sentir”, do artista visual Ernesto Ferro, poderá ser conferida a partir desta terça-feira (22), no Museu Histórico Sorocabano (MHS), localizado na Vila Hortência, incorporado ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. A mostra conta com esculturas feitas a partir de blocos de sobreposição de lâminas de madeiras variadas, que são recortadas e esculpidas.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a iniciativa cultural tem uma vez que objetivo levar a arte para perto da população sorocabana e valorizar os artistas locais.

“Formas de sentir”, que já foi exposta neste ano no Recinto Cianê Shopping, contará com murado de dez obras, sendo cinco inéditas em Sorocaba. Sua proposta é possibilitar ao visitante uma experiência sensorial que ultrapassa os limites do olhar, pois as esculturas foram pensadas para serem tocadas, permitindo que a forma seja absorvida também pelo tato, permitindo que pessoas com deficiência visual também apreciem as obras.

As obras não são identificadas individualmente, mas sim se diluem no conjunto uma vez que prolongamentos umas das outras, e se interpenetram uma vez que transformações de um único corpo. Operam, assim, uma vez que teoria de um tempo real, uma duração que não passa, mas que flui, tempo que não é narrado, mas sentido, vivido.

Ernesto Ferro é proveniente da cidade de São Paulo, mas reside há anos em Sorocaba. Cursou bacharelado em História na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Assis (SP), Filosofia na Unesp de Marília (SP), licenciatura em História na Universidade de Sorocaba (Uniso) e técnico em Design pelo “Meio Paula Souza” de Sorocaba.

O artista realizou exposições individuais e conjuntas, sendo selecionado em 46 salões e vestígios de artes, os quais proporcionaram quase 30 premiações. Neste mês de outubro, ganhou a Medalha de Ouro no Salão da Primavera 2024, organizado pela Associação Paulista de Belas Artes, de São Paulo.

“Formas de sentir” poderá ser conferida pelo público de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h, até o dia 17 de novembro. O MHS está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência.

Os ingressos do Zoo custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até cinco anos, idosos supra de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa exigência, são isentos de pagamento do ingresso.

Mais informações sobre a exposição “Formas de sentir” podem ser obtidas pelo telefone: (15) 99112-8671 ou pelo e-mail: mhsorocabano@gmail.com.