Explosão no mar Cáspio terá sido causada por um vulcão; veja

Uma forte explosão no mar Cáspio, neste domingo, em uma área onde o Azerbaijão tem extensos campos de gás natural e de petróleo foi observada a quilômetros de distância. A Socar, a empresa petrolífera estatal do Azerbaijão, adiantou que as suas informações preliminares apontam para que a explosão tenha sido provocada por um vulcão de lama,  de acordo com o The Guardian.

A Socar acrescentou que nenhuma das suas plataformas foi danificada pela explosão, que ocorreu a cerca de 10 quilômetros do campo de exploração de gás natural de Umid, situado a 75 quilômetros de Baku.

O mar Cáspio tem uma grande concentração de vulcões de lama, que lançam para o ar lama mas também gás inflamável.

Mark Tingay, um especialista em vulcões e professor assistente na Universidade de Adelaide, na Austrália, disse que a explosão “certamente pode ter sido causada por um vulcão” e que a localização “encaixa” na de um vulcão de lama chamado Makarov Bank, que explodiu em 1958.

So, first, Azerbaijan is the home of mud volcanoes, and has hundreds of them.

My Google Earth mud volcano map of Azerbaijan gives you and idea of just how ludicrously many mud volcanoes there are both onshore and offshore. pic.twitter.com/m5m3yAPWSV

— Mark Tingay (@CriticalStress_) July 5, 2021

Tingay acrescentou que o Azerbaijão tem “centenas” de vulcões, um quarto dos quais costuma ter erupções violentas.

 

Notícias ao Minuto Brasil – Mundo