Em comemoração aos 130 anos de um dos maiores símbolos da história ferroviária da cidade de Sorocaba, a Locomotiva 58, a Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária realiza um evento virtual nesta sexta-feira (30), Dia do Ferroviário, às 11h.
Com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), o acontecimento tem como objetivo apresentar a última fase da restauração desse importante patrimônio histórico. O evento será transmitido pela página no Facebook da Sorocabana: /mpefsorocabana
Por intermédio do Edital ProAC Expresso Lei Aldir Blanc 59/2020 – “Prêmio Benedito Lima de Toledo de Patrimônio Material”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, a restauração também teve o apoio da Secult, responsável legal pela Locomotiva 58, que, em parceria com a Sorocabana, continua com a manutenção periódica da máquina, objetivando a sua futura utilização em roteiro de Trem Turístico-Cultural entre Sorocaba e Votorantim.
O projeto, supervisionado pelo arquiteto restaurador Denis William Esteves, prevê a manutenção do tênder; restauração de compressor de ar a vapor; fabricação e instalação de peneira na caixa de fumaça para contenção de fagulhas, inspeção da caldeira e restauração externa da locomotiva. Desenvolvido pela equipe da Sorocabana e empresas especializadas, a conclusão do trabalho está prevista para o mês de novembro.
Construída em abril de 1891 pela Baldwin Locomotive Works, nos Estados Unidos, a Locomotiva nº 58, da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), está completando 130 anos. “As ações de restauro buscam garantir a continuidade do funcionamento da locomotiva, dentro dos parâmetros de segurança e confiabilidade”, afirma o jornalista, pesquisador ferroviário e presidente da Sorocabana, Eric Mantuan.