Nesta segunda-feira (6), sessão conjunta de Câmara e Senado dos Estados Unidos, chancelou a conquista de 312 dos 538 votos do Escola Eleitoral por Trump em novembro do ano pretérito.
A vice-presidente Kamala Harris, derrotada no pleito, anunciou o triunfo do opositor. Por ser vice, a democrata acumula o incumbência de presidente do Senado e, por isso, comandou a sessão conjunta no Parlamento para escrutínio e certificação das cédulas eleitorais.
Na sessão, os congressistas fizeram a preâmbulo das cédulas e anunciaram os votos do Escola Eleitoral a poucos metros de Kamala. Políticos republicanos aplaudiram os estados onde Trump foi enunciado vencedor, enquanto os democratas fizeram estrondo nos anúncios dos estados vencidos pela atual vice.
Kamala anunciou a confirmação da eleição do rival sem questionamentos, ao contrário de Trump, que até hoje não reconhece sua guia diante de Joe Biden em 2020. O empresário também instigou seus simpatizantes a ir ao Congresso em 6 de janeiro de 2021, e a tentativa deles de impedir esse mesmo processo de certificação resultou em tumultos com cinco mortes e dezenas de feridos no Capitólio.
Leia Também: Hoje, no aniversário do ataque ao Capitólio, Congresso certifica Trump