Estudo sugere: Covid-19 grave pode diminuir células cancerígenas

Um grupo de pesquisadores do Northwestern Medicine Canning Thoracic Institute, nos Estados Unidos, pode ter encontrado uma explicação para o impacto inesperado de casos graves de Covid-19 na retrocesso de tumores cancerígenos.

 

De contrato com um estudo prévio publicado na revista científica The Journal of Clinical Investigation, a infecção pelo coronavírus parece desencadear uma resposta imunológica específica, que faz com que células cancerígenas “encolham”.

Os cientistas acreditam que essa invenção tem o potencial de furar novas perspectivas para o tratamento do cancro. “Embora ainda estejamos nos estágios iniciais, e a eficiência tenha sido estudada somente em modelos animais pré-clínicos, há esperança de que possamos usar essa abordagem para beneficiar pacientes com cancro em estado avançado que não responderam a outros tratamentos”, afirmou Ankit Bharat, superintendente de cirurgia torácica e diretor do Canning Thoracic Institute, em expedido à prelo.

A pesquisa, ainda em desenvolvimento, destaca uma vez que a interação entre o vírus e o sistema imunológico pode ter efeitos inesperados, reforçando a relevância de entender melhor os mecanismos por trás dessa resposta.

Leia Também: Nos EUA, Califórnia relata possível caso de gripe aviária em criança