Estudantes de escola pública criam braço robótico para ajudar crianças com paralisia cerebral

Um projeto incrível e feito no Brasil! Estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Eletrotécnica da Escola Técnica Estadual (Etec) Jaraguá (SP) criaram um braço robótico para ajudar crianças com paralisia cerebral.

O equipamento é capaz de reproduzir, em tempo real, movimentos humanos.

Cada gesto que a pessoa faz é captado e enviado ao protótipo, via radiofrequência, e o braço robótico imita a movimentação.

O projeto foi apresentado na edição mais recente do Latin American Congress of Artificial Organs and Biomaterial (OBI) e é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O melhor da sessão em Neuroreabilitação

“Foi incrível. Nosso projeto foi reconhecido como o melhor da sessão em Neuroreabilitação, apesar de estarmos em meio a muitos projetos de pós-graduação”, disse o estudante Eric Frazão, de 17 anos.

“Acredito que essa participação foi importante para trazer mais confiança e maturidade, tanto individual quanto em grupo”, acrescentou.

Fisioterapia infantil

O propósito do braço robótico é ajudar na fisioterapia infantil, especialmente os pacientes em reabilitação, por meio de atividades lúdicas que contribuam para o desenvolvimento da parte cognitiva e motora, reduzindo, assim, as sequelas da paralisia cerebral. 

O foco é promover a independência dos pequenos pacientes em tarefas do dia a dia.

“Por exemplo, a criança agarra uma bolinha e coloca em uma caixa, e o braço robótico imita esse movimento”, explicou Frazão.

Fonte: Canaltech; Fotos de capa: Reprodução/Instagram @centropaulasouza

EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar