Fotos: Secretaria da Instrução (Sedu)

No mês do natal, a Secretaria Municipal da Instrução de Sorocaba (Sedu), por meio da Ramificação de Sustento Escolar, programou para esta semana, entre os dias 10 e 12 de dezembro, a introdução de cardápios especiais festivos a termo de festejar as datas comemorativas de dezembro e unir alunos e educadores em um envolvente hospitaleiro.

Para as crianças da creche e pré-escola o cardápio contemplou mantimentos porquê: arroz, frango assado, farofa, salada e sobremesa uva no dia 10; arroz, fricassê de frango, batata palha, salada de alface no dia 11 e pão com mesocarpo desfiada, suco de maracujá, bolo de cacau no dia 12.

Alunos do Ensino Fundamental e Instrução de Jovens e Adultos (EJA), por sua vez, puderam saborear arroz, frango refogado, farofa, salada colorida e uva, além de fricassê de frango, batata palha, salada de alface e creme de cacau nos dias 10 e 11.

Mais do que um simples momento de celebração, essas iniciativas têm demonstrado ser uma utensílio valiosa para enriquecer a experiência escolar, promovendo integração, estágio e desenvolvimento. Essas ocasiões permitem que os alunos vivenciem momentos de alegria, aprendam sobre tradições culturais e explorem sabores que muitas vezes representam a variação sítio.

De consonância com a Sedu, a oferta de cardápios festivos é também uma estratégia para incentivar a instrução cevar de maneira criativa e envolvente. “Os mantimentos saudáveis aliados a contextos especiais, porquê datas comemorativas, trazem às crianças a valimento de uma sustento equilibrada de forma diferenciada e com uma preparação estética marcante das mesas e do preparo”, destaca a coordenadora administrativa da Sedu, Andrea Tichy.

De consonância a Ramificação de Sustento Escolar, essas experiências tornam o ato de manducar um estágio significativo. “Quando você associa mantimentos saudáveis a momentos felizes, as crianças criam uma relação positiva com a sustento. Isso reflete nos hábitos alimentares que elas levam para moradia”, explica Maria Cristina, nutricionista da rede municipal.

A experiência de partilhar refeições em momentos especiais também estimula habilidades sociais e emocionais. O envolvente hospitaleiro e festivo possibilita que as crianças desenvolvam empatia, cooperação e saudação. Outrossim, contribui para a melhoria do comportamento e da concentração em sala de lição, uma vez que alunos muito alimentados e emocionalmente conectados ao envolvente escolar tendem a apresentar melhor desempenho acadêmico.

“Promover cardápios festivos é, portanto, também uma forma de transformar o ato de manducar em um evento educativo. Essa prática, adotada nas escolas de Sorocaba, reflete a valimento de pensar a sustento porquê secção integral do processo de formação das crianças, fortalecendo os valores de comunidade, instrução e saúde. Em cada prato servido, há uma oportunidade de erigir memórias, ensinar valores e contribuir para um horizonte mais saudável e consciente”, salienta Milene Barcelos, nutricionista da rede municipal.

O secretário da Instrução, Clayton Lustosa, parabenizou às equipes envolvidas. “Poder escoltar iniciativas que unem sustento e atos educativos no estágio e na repasto das nossas crianças é um motivo de muito orgulho para nossa rede de ensino. Parabéns a cada profissional que se dedicou para esses cardápios especiais”, disse.