Estudante realiza sonho da faculdade de Nutrição para cuidar da saúde de pessoas negras

“Na cidade de Bauru, eu fiz uma pesquisa e encontrei só seis nutricionistas negras”, conta Jocinei Lopes, homem, negro e estudante de Nutrição, destacando o baixo índice de nutricionistas negros na cidade onde vive, realidade que está a alguns passos de mudar com a bolsa de estudos que ganhou da Quero Bolsa, que oferece desconto de até 80% em mais de 1.100 faculdades espalhadas pelo Brasil.

Filho de mestres de capoeira, a primeira opção de faculdade de Jocinei era Educação Física. Só depois então faria Nutrição, para ajudar as pessoas “na sua totalidade, com atividade física e alimentação”.

Ele até iniciou o curso, mas não concluiu, pois não conseguiu fazer estágio e o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) por conta do trabalho. Nesse meio-tempo, Jocinei resolveu fazer um curso técnico de Nutrição, mas após se formar, ainda não se sentia preparado para atuar na área da maneira que gostaria. Desempregado, seu futuro profissional era incerto.

Jocinei é um dos poucos estudantes negros do curso. Foto: Reprodução/Instagram @jocineilopes

“Vi que para realizar esse sonho, eu precisava fazer a faculdade de Nutrição. Mas sempre achei que fosse muito caro. Na minha cidade, Jaú, não existia o curso. A cidade mais próxima era Bauru”, afirma Jocinei, que está no 8º período do curso.

Eis que um dia depois de concluir o curso técnico, passeando pelo Instagram, Jocinei viu uma postagem da Quero Bolsa que tornou o impossível em possível.

“Fiz um cadastro rápido com nome e telefone. Deu cinco minutos, a equipe da Quero Bolsa entrou em contato comigo. Falaram que já tinha vestibular e que eu poderia agendá-lo para aquele sábado. Fiz para duas faculdades e fui aprovado em ambas”, afirma.

“É muito louco, em cinco minutos, a minha vida se transformou totalmente por conta de uma bolsa de estudos! Eu era um desempregado, não tinha R$ 1 no bolso e a menor perspectiva de fazer uma graduação, principalmente paga”, completou.

Oportunidade para transformar uma realidade

Na faculdade, Jocinei passou a enxergar coisas que não havia percebido quando entrou no curso: seu recorte étnico-racial, consequência do racismo estrutural. Os alunos negros são a minoria e não há professores negros.

“Acredito que é essencial trazer mais pessoas negras para a Nutrição, através de bolsas, cotas, o que for preciso. Para que a gente possa transformar o nosso mundo e salvar vidas. Considero a Quero Bolsa é essencial na minha vida”, destaca.

Essencial, primeiro, pela representatividade e, segundo, para cuidar da saúde dessa população considerando as suas especificidades, uma vez que as desigualdades raciais impactam diretamente a saúde de pessoas negras.

“Meu objetivo é trabalhar questões da saúde da população negra. Pessoas negras são as que mais morrem de fome, por falta de acesso à saúde e questões financeiras. Portanto, a Quero Bolsa transformou a minha e tenho certeza que vai transformar a vida de mais pessoas”, concluiu.

E você, também está buscando uma Big Bolsa de estudos? Clique aqui e só vem!

EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar