SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma brasileira que estuda na Universidade de Aveiro, em Portugal, está desaparecida desde o dia 15 de dezembro do ano pretérito. A família pede ajuda por informações do paradeiro.
Thayla Hendyo Pereira de Motta, de 26 anos, foi vista pela última vez no mês pretérito. A mulher, que é de Guará, no Província Ferderal, foi para Portugal no ano pretérito para estudar o curso de Línguas, Culturas e Literaturas.
A jovem teria relatado dificuldades financeiras aos amigos antes de desvanecer. A brasileira, que é bolsista, não estava conseguindo remunerar pelo alojamento onde morava, segundo entrevista da mana dela, Kimberly, à TV Orbe.
Em novembro de 2024, Thayla criou uma vaquinha na internet para estudar na Universidade em Portugal. ”Depois de muito sonhar com esse curso, gostaria de conseguir ir e aprofundar meus conhecimentos. Usarei os fundos/arrecadações para manter os gastos e manutenção”, explicou na plataforma GoFundMe.
Família registrou boletim de ocorrência na polícia portuguesa. ”Desse boletim a gente também não tem resposta, não teve resposta da polícia, até hoje não tivemos notícia nenhuma”, contou Kimberly.
Amigos de Thayla divulgam a foto da jovem pela faculdade e nas redes sociais. Um coletivo da Universidade, Aveiro Feminista, informa em uma publicação no Instagram que a estudante tem 1,49 de profundeza, tapume de 50 kg, cabelos castanhos escuros e olhos também castanhos.
Familiares tentam receber recursos para ir a Portugal. Segundo eles, o valor será usado para custear as despesas da ida de um familiar que possa intensificar as buscas e ter contato direto com as autoridades locais. ”Estamos enfrentando dificuldade de se ter qualquer informação no contato à intervalo”, explicaram.
O UOL tenta contato com o Itamaraty. Até o momento, não houve retorno, mas o espaço segue sincero para revelação.