É muito especial quando um empregador busca não apenas integrar um funcionário com deficiência no ambiente de trabalho, mas também encontrar maneiras de facilitar essa inclusão, agregando boas experiências para a empresa e seu colaborador.
Um bom exemplo disso vem de um escritório de advocacia em Belo Horizonte (MG), que no mês passado deu uma aula de integração e valorização da dignidade da pessoa humana.
“Definimos como propósito em nossa empresa impactar o mundo à nossa volta por meio da advocacia. Imagino que a maioria das pessoas que tiveram acesso à essa frase, acharam que nada mais era que um conjunto de palavras bonitas e soltas no ar”, disse Rafael Lacerda, do escritório Lacerda Diniz Sena.
No dia 17 de fevereiro deste ano, Rafael pôde colocar esse propósito em prática com uma jovem funcionária.
Dois anos antes, no início da pandemia, ele conheceu Ester Garcia, a primeira estudante de Direito surda da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
“Conhecemos ela quando fomos doar laptops usados para alunos carentes da UFMG. Logo após, convidei a Ester para se tornar nossa estagiária. Um desafio para nós, que temos dificuldades operacionais e até mesmo comportamentais de adotar pessoas com deficiências em nossos ambientes de trabalho”, reconheceu Rafael.
Em meio ao estágio da jovem, o advogado conseguiu o contato de um otorrinolaringologista através de um colega. O profissional garantiu uma cirurgia para Ester que prometia o resgate de sua audição!
“Após algum tempo, a Ester passou pela cirurgia e hoje (17/fev) ligou o aparelho que foi implantado em seu ouvido. E pela primeira vez conseguiu OUVIR nossas vozes!!!!! Que felicidade, que emoção!!!!”, comemorou Rafael.
Ele compartilhou a reação da estagiária através de um vídeo compartilhado no LinkedIn. A reação dela fala por si só! 😭
“Tivemos a maior prova de que é totalmente possível impactar as pessoas que nos cercam”, completou o advogado.
Assista ao vídeo:
Na seção de comentários do post, dezenas de internautas exaltaram o senso de integração de Ester e da busca pelo escritório de advocacia em garantir mais acessibilidade à ela.
Confira:
#1
#2
#3
#4
#5
#6
#7
#8
#9
#10
Fotos: Reprodução / LinkedIn: @ralacerda
EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar