O Governo do Estado de São Paulo, por meio do grupo de trabalho da Vigilância em Saúde das Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA), vinculado ao Centro de Vigilância Sanitária, realizou, na última semana, mais uma etapa do Ciclo de Oficinas Planos Municipais para elaboração de planos e prevenções à exposição de agrotóxico aos municípios. Dessa vez, a cidade que recebeu o evento foi Sorocaba.

A iniciativa tem como público-alvo profissionais da saúde da Vigilância Sanitária (Visa), Epidemiológica, agentes do setor ambiental de toxicovigilância e profissionais da Atenção Básica de mais de 50 municípios.

A ideia é monitorar e auxiliar o setor de saúde no acompanhamento dos dados de intoxicação por agrotóxicos. Criado em 2022, a discussão visar fortalecer o acompanhamento pelas Secretarias Estaduais e Municipais da Saúde da implantação da VSPEA em seus territórios, por meio da disseminação de informações.

“O monitoramento de dados referente às atividades expostas a agrotóxicos é fundamental para que se tenha uma ação preventiva e eficaz no setor. Quanto mais informações, mais preciso fica o mapeamento”, explica a gestora de Vigilância em Saúde, Rosângela Garcia.