Nesta sexta-feira (7), nova apresentação acontece às 19h30, no Parque dos Espanhóis, na Vila Assis, com entrada gratuita e aberta a todos.
Um grande público, de mais de duas mil pessoas, de acordo com a organização do evento, pôde conferir a encenação do espetáculo “A Paixão de Cristo”, na noite de domingo (2), no bairro de Brigadeiro Tobias.
Com direção de Alexandro Giovanni, presidente da Casa de España Sorocaba “Dom Felipe II”, e direção artística de Mario Pérsico, a peça contou com 120 pessoas envolvidas em uma superprodução. O evento é uma realização da Casa de España Sorocaba, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e das Paróquias Nossa Senhora do Povo, de Brigadeiro Tobias, e São Francisco de Assis, da Vila Assis, além de contar com recursos de emenda parlamentar destinada pelo vereador Fábio Simoa, grande incentivador da realização do espetáculo na cidade de Sorocaba. A encenação faz parte do calendário de eventos oficiais da cidade, por meio da Lei Municipal nº 8.222/2007.
A encenação representa 12 momentos marcantes da vida de Jesus Cristo: Anunciação do anjo à Maria; Nascimento de Jesus; Batismo; Milagres; Sermão da Montanha; Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém; Santa Ceia; Lava-pés; Traição de Judas; Horto das Oliveiras (prisão de Jesus); Julgamento e Condenação; terminando com a cena da Ressurreição.
A seguir, houve também a Via Crucis, um momento bastante aguardado pelo público, que percorreu as ruas do bairro, ao lado dos artistas, que prosseguiram com a encenação do flagelo de Jesus. Essa etapa da apresentação mostra todo o calvário vivido por Cristo, do momento em que recebe a cruz e a carrega, até a sua crucificação e martírio, seguidos de seu sepultamento e ressurreição, ponto alto de toda a apresentação e que emocionou muito o público. Um show de luzes tornou esse auge ainda mais grandioso.
Prestigiaram a encenação em Brigadeiro Tobias, compondo a frente de autoridades, o prefeito Rodrigo Manga, os secretários municipais de Cultura, Luiz Antonio Zamuner, e de Comunicação, Fernanda Burattini; mais o vereador Fábio Simoa; o diretor do evento, Alexandro Giovanni; e o Padre Kojak, da Paróquia Nossa Senhora do Povo.
“Este grandioso espetáculo, já tradicional em Sorocaba, tem a qualidade de reunir a fé e a cultura, atraindo um público cada vez maior, em uma experiência muito tocante para todos que presenciam”, destaca o secretário de Cultura.
A realização da encenação e toda a parte da Via Crucis contaram, ainda, com o apoio da Urbes – Trânsito e Transportes, da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM). O percurso teve início na Avenida Bandeirantes, passando pela Rua Mathias de Albuquerque, Rua Joaquim Roque de Oliveira e Rua São Judas Tadeu e encerrando na Rua Maria Francisca.
Dia 7 de abril (sexta-feira) no Parque dos Espanhóis
O evento “A Paixão de Cristo” terá mais uma apresentação, nesta sexta-feira (7), às 19h30, no Parque dos Espanhóis, localizado na Rua Campos Salles, na Vila Assis. No bairro, o momento da Via Crucis terá o seguinte percurso: Rua João Francisco Neves, Rua Marquês de Itu, Rua Campos Salles, Rua Venezuela, Rua José Maria Moreira, Rua Mantiqueira, Rua Montevideo e Rua Guianas, encerrando no Morro do Garrido, no bairro Parada do Alto.
A classificação etária é livre, com entrada gratuita, e a organização do evento solicita, se possível, a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado à campanha #AFOMENÃOÉFAKE!, do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Sorocaba.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 98811-3727 ou pelo e-mail: contato@casadeespanasorocaba.org.br.
Fotos: Renata Giron e Thiago Delmonde/Secom