Especialistas revelam que tipo de tamanho deve usar em cada receita

A escolha do tipo de tamanho para suas receitas pode parecer alguma coisa trivial, mas, segundo especialistas do Eataly, isso pode impactar significativamente o resultado final do prato. A informação foi compartilhada pelo HuffPost, um agregador de blogs que cita fontes renomadas no mundo da gastronomia.

 

De negócio com os especialistas, as massas podem ser categorizadas em cinco grandes grupos, e cada tipo possui características que harmonizam melhor com certos molhos e ingredientes.

Massas tubulares uma vez que penne e rigatoni são ideais para seguir molhos mais densos e encorpados, uma vez que ragus de músculos, molhos à base de queijo ou até mesmo vegetais cortados em pedaços maiores. O formato dessas massas permite que os molhos sejam “capturados” em seus tubos, proporcionando uma distribuição uniforme dos sabores.

Massas espirais uma vez que o fusilli são recomendadas para receitas com ingredientes menores e picados, uma vez que salsicha ou vegetais com molhos à base de tomate ou pesto, pois a lesma ajuda a envolver e prender os elementos da receita, garantindo uma explosão de sabores a cada garfada.

Massas longas uma vez que espaguete, tagliatelle e linguini, em suas versões mais grossas, combinam melhor com vegetais mais robustos. Já as variedades mais finas, uma vez que o capellini, são ideais para pratos com frutos do mar ou molhos mais leves e cremosos.

Massas recheadas, uma vez que tortellini e ravioli, possuem sabores ricos e densos por si só, portanto, harmonizam perfeitamente com molhos simples, uma vez que manteiga derretida ou caldos, que não competem com o recheio, mas complementam suas texturas.

Massas pequenas, uma vez que orzo e stelline, são indicadas para sopas. Esses pequenos formatos absorvem muito o líquido e ajudam a espessar o caldo, tornando o prato mais suculento e deleitável de consumir com uma colher.

Essa estudo revela que escolher o tipo manifesto de tamanho para cada prato é fundamental para melhorar a experiência gastronômica, garantindo uma repasto mais equilibrada e saborosa.
 

Leia Também: Erros comuns ao cozinhar massa podem prejudicar sabor e textura; entenda