ESPECIAL 1.000 DIAS DE GOVERNO – Geração de empregos e qualificação profissional são prioridades da atual Administração

Sorocaba foi a grande campeã nacional do “Prêmio Cidades Sustentáveis 2023”, no Eixo Econômico, entre as cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes, pelo resultado expressivo em geração de empregos e renda, com o programa “Mutirão de Empregos”

Com a premissa de que o melhor programa social que existe é a promoção de empregos e renda, a atual Administração Pública, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), tem atuado de maneira intensiva em duas frentes nessa área: fomento à abertura de novas vagas de trabalho e a qualificação profissional em Sorocaba. Nesse sentido, uma série de ações é realizada, a fim de suprir a necessidade dos cidadãos e aquecer a economia local.

“A oferta de emprego é um meio de transformar vidas, abençoar famílias e promover um caminho de sustento e crescimento aos cidadãos. Nossa Administração tem esse foco, como uma verdadeira missão. Por isso, criamos o ‘Mutirão de Empregos Sorocaba”, programa que disponibiliza milhares de vagas de trabalho, em um só lugar, além de cursos de capacitação profissional totalmente gratuitos, ampliando as oportunidades no mercado de trabalho aos sorocabanos”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.

O “Mutirão de Empregos Sorocaba” chegará a sua 21ª edição em outubro. O programa ocorre mensalmente e já encaminhou mais de 23 mil pessoas para vagas de empregos, sendo um facilitador àqueles que buscam uma oportunidade de trabalho ou estágio, por meio de parceria com agências de recrutamento e seleção, empresas e o próprio Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), ligado à Sert.

“Nosso objetivo é promover emprego, geração de renda e fomentar a aptidão ao empreendedorismo às pessoas que buscam novas oportunidades, melhores colocações no mercado de trabalho ou abrir um negócio próprio”, explica o secretário da Sert, Hudson Pessini.

Não por acaso, Sorocaba foi a grande campeã nacional do “Prêmio Cidades Sustentáveis 2023”, no Eixo Econômico, entre as cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes, pelo resultado expressivo em geração de empregos e renda, com o programa “Mutirão de Empregos”, sendo modelo para muitas cidades, como Araçariguama e Monte Mor, cujos representantes visitaram Sorocaba para conhecer o programa e já o colocaram em prática em seus respectivos municípios.

O sucesso de geração de empregos na cidade foi demonstrado em dados, desde o início da atual Administração, em que Sorocaba teve diversos destaques e protagonismo nacional.

No encerramento de 2021, por exemplo, Sorocaba registrou crescimento de 138,56% na geração de empregos até agosto e liderou, no fechamento daquele ano, o ranking de geração de empregos no setor industrial, superando, inclusive, a capital paulista, conforme dados apresentados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em levantamento feito pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

À época, o saldo líquido em número absoluto de empregos criados na indústria, no mês de novembro de 2021, atingiu 440 novas vagas formais, seguido do resultado de Bragança Paulista, com 301; de Ribeirão Preto, com 293; e de Araraquara, com 277. Cidades de maior porte, como Campinas e São Paulo, geraram menos postos de trabalho naquele mês, 222 e 205, respectivamente. No saldo acumulado daquele ano, até novembro, Sorocaba sustentou a segunda colocação no ranking de todo o estado de São Paulo, com 9.849 vagas disponibilizadas, superando Campinas, com 9.338 postos de trabalho, e ficando atrás apenas da capital paulista, que gerou 14.954 vagas.

Em 2022, Sorocaba fechou o ano com saldo positivo em geração de empregos, superando o período pré-pandêmico em mais de cinco vezes, ou seja, em 428,28%. Com total de 8.891 vagas criadas (124.171 admissões ante 115.280 desligamentos, de janeiro a dezembro), em relação ao mesmo período de 2019, antes da pandemia, quando o saldo foi de 1.683 vagas (76.872 contratações ante 75.189 demissões).

Neste ano de 2023, pelo sétimo mês consecutivo, Sorocaba teve um aumento de 33% no saldo positivo de vagas de trabalho no mês de julho, com 1.154 (10.389 admissões ante 9.235 desligamentos), em relação a julho de 2022, com 868 (10.382 admissões ante 9.512 desligamentos). Assim, o desempenho positivo de Sorocaba foi na contramão do estado de São Paulo, que registrou queda de 37% no período (43.331 empregos em julho de 2023 ante 69.701 em julho de 2022) e, até mesmo, do Brasil, que teve queda de 36% no saldo de empregos (142.016 em julho de 2023 ante 225.016 em julho de 2022).
Igualmente importante na oferta de empregos, a Prefeitura de Sorocaba disponibiliza os serviços do Posto de Atendimento ao Trabalhador para todo cidadão que deseja realizar o cadastro e a consulta sobre vagas de trabalho.

Com a atual Gestão, o PAT também passou a contar com uma unidade móvel, ampliando o acesso de oportunidades de emprego aos sorocabanos. No PAT Móvel, o cidadão se informa sobre todas as possibilidades de emprego disponíveis e pode sair com encaminhamento para uma vaga, ou seja, já com a entrevista agendada com o possível contratante, de forma gratuita.

Além da geração de empregos, Sorocaba também se destaca na qualificação de profissionais. A Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten) oferece cursos gratuitos de capacitação profissional, de acordo com as necessidades do mercado.

Todos os meses, novas vagas de formação são disponibilizas aos interessados, nas mais diversas carreiras e áreas. “Além de promover oportunidades de trabalho, Sorocaba também se diferencia pela capacitação, uma vez que a mão de obra qualificada é imprescindível para se destacar no mercado de trabalho”, conclui o secretário da Sert, Hudson Pessini.

Outras ações:

– Foram criados cerca de 30 mil empregos com carteira assinada desde o início de 2021.

– A Uniten já ofertou, desde 2021, cerca de 12 mil vagas nos mais diversos cursos profissionalizantes gratuitos.

– O PAT empregou mais de 1.800 trabalhadores, apenas no primeiro trimestre de 2023.

– Foram disponibilizadas mais de 900 vagas para cursos profissionalizantes, por meio do Programa Via Rápida Cursos, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, desde 2021 até o momento.

– Mais de 500 pessoas foram contempladas com o Bolsa Trabalho, programa também em parceria com o Estado, desde 2021.

– Em parceria com o Senac, foram ofertados 385 cursos nesse mesmo período.

– Mais de 1.000 pessoas foram beneficiadas com cursos realizados nos CRASs (Centro de Referência em Assistência Social), em parceira o Sebrae.

– Mais de 600 mulheres foram atendidas pelo Sebrae, em iniciativas conjuntas com a Prefeitura, como o Mês das Mulheres, Sebrae Delas, Empreenda Rápido, entre outros eventos e cursos relevantes.

Confira todas as matérias especiais referentes aos 1.000 dias da atual Administração: https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/category/1000-dias/.