Cores, sons e muita interação. Esses são alguns ingredientes necessários para prender a atenção das crianças e ensinar sobre os contos clássicos brasileiros e a importância da nossa riqueza cultural.

Há muitas formas de apresentar, dentro e fora da sala de aula, a importância da leitura, da contação de histórias e das apresentações artísticas. Quando tudo isso é colocado em prática, o que não falta é aprendizagem, com muita diversão.

No CEI-66 “Frat. Feminina Cruzeiro do Sul”, na Vila Haro, a equipe escolar não mediu esforços para fazer uma produção muito criativa e cheia de colorido. Para contar a história do “Mágico de OZ” auxiliares de Educação, professores e o secretário de escola se fantasiariam dos protagonistas da trama e deram vida à história. Isso faz parte do encantamento, uma vez que esses profissionais deixam suas características de rotina e se “transformam” nos personagens.

“Todos os anos, a equipe escolhe um clássico para trabalhar. As professoras abordam o conteúdo de diversas formas com as crianças, seja por meio de contação de história, vídeos ou brincadeiras, que culminam com a apresentação da peça teatral pela equipe”, explica a orientadora pedagógica da unidade, Vânia Nunes.

O CEI-88 “Professora Vera Apparecida Guariglia dos Santos”, no Jardim Josane, trouxe mais um exemplo do uso da abordagem cultural, por meio de apresentação teatral, o que deixou as crianças maravilhadas. “Gostei muito do circo e da apresentação do ‘Pano encantado’ (peça musical que estimula a imaginação dos alunos, com diferentes performances, usando o tecido). Foi muito bonito”, conta a pequena Maria Fernanda Bernardo Mosqueira, 4 anos, estudante do Pré-1.

Brincadeiras típicas, como cabo de guerra, dança e música, foram alguns dos recursos utilizados pela equipe. Seja para abordar o encanto do circo, ou para contar, repleta de alegria, a história do “Pano encantado”. Não faltou disposição e talento artístico para prender a atenção dos alunos.

“Há muitas formas de aprender e a abordagem lúdica, certamente, é uma das maneiras mais leves e eficazes. Parabéns às equipes escolares e aos estudantes por poderem desfrutar dessa educação didática e criativa, praticada em nossas escolas”, conclui a secretária da Educação, Marlene Leite.