A troca de experiências em sala de aula é uma excelente fonte de aprendizado, que pode ser ainda mais produtiva quando há o convívio entre turmas de idades diferentes.
No espaço ekoa, escola de educação infantil em São Paulo, que recentemente expandiu para o ensino fundamental, as interações multietárias são diárias e ajudam muito no desenvolvimento das crianças.
Em uma brincadeira entre crianças de outras idades, por exemplo, os mais novos têm o hábito de imitar as crianças maiores. Essa ação potencializa o desenvolvimento. O inverso também acontece quando os mais velhos percebem que as crianças menores são diferentes e que, por isso, precisam respeitas algumas limitações.
Para incluir interações multietárias é importante que as escolas tenham maior flexibilidade nos espaços físicos. O ideal é que os ambientes possibilitem organizar o grupo de diferentes maneiras.
“É muito importante que as crianças tenham convivência com outras idades e trazer essa dinâmica para o projeto pedagógico da escola requer uma organização bastante específica. No espaço ekoa a concepção arquitetônica da escola já foi pensada para turmas multietárias. Mas essa interação é realizada em momentos específicos, principalmente nas horas de lazer e com muito planejamento dos educadores”, afirma Ana Paula Yazbek, Diretora Pedagógica do espaço ekoa e especialista em educação infantil.
A interação não é simples, mas tem peso importante na evolução do conhecimento das crianças. As ações, quando bem planejadas favorecem e potencializam a aprendizagem de um novo conteúdo ou de uma nova habilidade.
Sobre o espaço ekoa
O espaço ekoa é uma escola que atende crianças entre 4 meses e séries iniciais do Ensino Fundamental, é reconhecido como uma escola inovadora e referência na educação infantil. O espaço físico é parte integrante do projeto pedagógico da escola e é um importante diferencial. As atividades são realizadas prioritariamente ao ar livre e as crianças podem se apropriar de todos os ambientes com segurança e responsabilidade. As turmas são multietárias e não existem salas de aulas definidas, o que estimula a cooperação entre as crianças e contribui para que elas construam relações que podem durar a vida inteira.
O espaço ekoa fica na rua Rua Antonio Mariani, n° 58, Butantã e está aberto de segunda a sexta-feira das 7 às 19 horas.
*Com informações da assessoria de imprensa
EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar