Fotos: GCM

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) e da Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (Efae) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, realizou solenidade de graduação de 36 guardas municipais que vão atuar nas cidades de Boituva e Laranjal Paulista.

O ato ocorreu na manhã desta terça-feira (22), na base da Inspetoria de Operações Especiais (Iope) da GCM, no Parque dos Espanhóis, Zona Leste da cidade, e contou com a participação de representantes das corporações de cada uma das cidades atendidas, além de demais autoridades e familiares dos GCMs.

O Curso de Formação Básica para GCM, a partir de convênio assinado com as Prefeituras dessas localidades, foi iniciado ema 22 de janeiro deste ano, totalizando 800 horas de aula. São 34 guardas de Boituva, dois de Laranjal Paulista e mais seis da classe especial da GCM de Sorocaba.

Eles receberam ensinamento técnico-profissional, necessário ao exercício do ofício da função, sendo que a Efae adota um modelo moderno de ensino em Polícia Administrativa de Aproximação e Proteção Comunitária, com corpo docente composto de instrutores próprios e convidados, com excelência de conhecimento e notório saber na disciplina que ministra.

Os treinamentos em Sorocaba seguem matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública, para formação básica em Segurança Pública para Guardas Municipais. As premissas enfatizam a atuação das corporações na prevenção da violência e criminalidade, destacando o papel dos Municípios, assim como estabelece diretrizes e princípios que norteiem a atuação das GCMs no País, respeitando e considerando as especificidades regionais.

 

Sobre a Efae

A EFAE de Sorocaba é referência regional na formação de GCMs. Em dezembro do ano passado, inclusive, graduou 38 guardas civil para atuar em quatro cidades da Região Metropolitana: Pilar do Sul, Capela do Alto, Salto de Pirapora e Iperó.

A unidade opera na Rua Gustavo Ângelo Alvarenga, 634, Jardim Ana Maria, espaço que foi totalmente revitalizado no ano passado e que conta com instalações modernas e adequadas. Durante o treinamento, os GCMs participam de estágio em plantões de polícia e atuam em eventos no município de Sorocaba, sempre supervisionados por instrutores, a fim de colocar em prática os ensinamentos adquiridos em sala de aula.

Segundo o regimento interno da GCM, é principio fundamental da Efae, dentre outros, a formação acadêmica com primazia e zelo, além do berço da boa e ilibada norma de conduta da Corporação. A Efae começou em 2003, como escola de formação, mas, antes disso, já atuava como Núcleo de Capacitação Técnica. Atualmente, estabeleceu-se como verdadeira Academia Metropolitana de Guardas Civis, conveniada à Polícia Federal e com respaldo de todas as demais forças policiais.