As equipes do programa “HumanizAção” percorreram 11 pontos da cidade, ao longo desta quarta-feira (23), quando foram realizadas abordagens sociais a 59 pessoas em situação de rua, sendo que 46 aceitaram receber acolhimento no SOS (Serviço de Obras Sociais). As ações seguiram intensificadas na região central, ocorrendo durante todo o dia e retornando no período noturno.
Na Praça Cel. Fernando Prestes e na Rodoviária, as atividades foram realizadas das 8h às 18h, voltando a ocorrer à noite. Nesses locais, foram abordadas 40 pessoas em situação de rua e 28 aceitaram receber atendimento social no SOS, onde são oferecidos vários serviços essenciais, como: refeições completas, cuidados com a higiene e a saúde, roupas limpas e pernoite.
No período noturno, as ações abrangeram também os seguintes endereços: Centro de Triagem, Avenida Moreira César, Praça Frei Baraúna, Avenida Afonso Vergueiro, proximidades do Cemitério da Saudade e Avenida Itavuvu. Além disso, com o auxílio de informações transmitidas por munícipes, outros locais, em diversos pontos da cidade, também foram verificados: Avenida Gal. Osório, Avenida Itavuvu e o cruzamento da Rua Aparecida com a Avenida Pereira da Silva. Nesses locais, 19 pessoas receberam a abordagem especializada, sendo que 18 aceitaram o acolhimento.
Os trabalhos do programa municipal são feitos de forma integrada, reunindo profissionais da Controladoria Geral do Município, da Secretaria da Cidadania (Secid) e do Serviço de Obras Sociais (SOS), com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transporte.
Saiba como ajudar
Os munícipes podem colaborar com o programa municipal, informando os locais onde haja pessoas em situação de rua necessitando de auxílio, pelos telefones: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid) ou, também, pelos números de WhatsApp da Abordagem Social: (15) 99614-1954 e (15) 99841-6285. Também é possível doar alimentos não perecíveis. Basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), pelo telefone: (15) 3238-2503.
Cidadania – Agência de Notícias