Equipes do “HumanizAção” planejam novas estratégias de abordagens com foco em dependentes de álcool e outras drogas

 

 

Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), realizou uma reunião, nesta terça- feira (22), para discutir o andamento das atividades realizadas até o momento e planejar novas estratégias durante as ações do programa social “HumanizAção”. Na reunião, foram avaliados os resultados, que já se mostraram muito positivos, e discutidos os direcionamentos a serem adotados nas próximas abordagens das equipes.

Participaram da reunião profissionais da Secid, da Coordenadoria de Saúde Mental, da Secretaria da Saúde (SES), Coordenadoria de Combate ao Álcool e outras Drogas e dos Serviços de Obras Sociais (SOS).

Na ocasião, foram também abordadas quais melhorias podem ser adotadas para que se amplie, ainda mais, o alcance das ações de acolhimento, com foco em pessoas com problemas de dependência química e alcoolismo. As tratativas iniciadas têm como prioridade as pessoas com dificuldade em aceitar essa realidade na sua vivência pessoal.  Por isso, a importância do auxílio de psicólogos e assistentes sociais, já nas primeiras etapas desse trabalho.

Para a coordenadora de Saúde Mental, Eline Araújo Vitor, é essencial, além disso, as equipes terem em mãos mais informações sobre a pessoa em situação de rua, para que a abordagem tenha maior êxito e possibilite o acolhimento dessas pessoas. “Entender qual é a real situação e o contexto de vida daqueles a serem resgatados, buscando informações sobre sua história, tais como lugares onde trabalhou e detalhes sobre a família, facilita o estabelecimento de vínculo entre o profissional e a pessoa atendida”, afirma a coordenadora.

Eline completa que outra questão relevante é a conscientização dos familiares sobre seu papel nesse processo. Daí a necessidade de sempre incluir as famílias no trabalho com os acolhidos. “A reinserção da pessoa em situação de rua na sociedade faz parte de um processo terapêutico desse assistido e o abandono por parte da família, quando ocorre, prejudica essa situação”, argumenta.

A próxima reunião das equipes será no dia 23 de março, para definição de novas providências.

Trabalho diário

Ao mesmo tempo, as ações de abordagem social do “HumanizAção” prosseguiram nesta terça-feira (22) e se intensificaram durante a madrugada, envolvendo abordagens sociais prioritariamente na Praça Cel. Fernando Prestes e na Rodoviária. As atividades foram realizadas das 8h às 18h nesses locais, voltando a ocorrer à noite. Lá, foram abordadas 46 pessoas em situação de rua e 30 aceitaram receber acolhimento no SOS, onde são oferecidos vários serviços essenciais, como: refeições completas, cuidados com a higiene e a saúde, roupas limpas e pernoite.

No período noturno, as ações abrangeram também os seguintes endereços: Centro de Triagem, Avenida Afonso Vergueiro, proximidades do Cemitério da Saudade, Avenida Itavuvu e Avenida Moreira César, *Rua Cônego Januário Barbosa, Rua Moreira César, Praça Frei Baraúna, Rua XV de Novembro, Rua Francisco Gonçalves, Rua Nogueira Padilha e Praça Mãe Preta.*

Além disso, com o auxílio de informações transmitidas por munícipes, o programa tem percorrido ainda mais locais. Nesta terça-feira, as atividades das equipes também ocorreram na Rua Professora Guiomar Ribeiro, Avenida Fernando Stecca, altura do nº 41 e região do Parque São Bento. Nesses pontos, 42 pessoas receberam a abordagem especializada, sendo que 29 aceitaram o atendimento social.

Os munícipes podem colaborar com o programa municipal, informando os locais onde haja pessoas em situação de rua necessitando de auxílio, pelos telefones: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid) ou, também, pelos números de WhatsApp da Abordagem Social: (15) 99614-1954 e (15) 99841-6285. Também é possível doar alimentos não perecíveis. Basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), pelo telefone: (15) 3238-2503.

 


Cidadania – Agência de Notícias