As equipes do programa “HumanizAção Inverno” realizaram ações de abordagens sociais especializadas a pessoas em situação de rua, durante esta segunda-feira (11), e atenderam um total de 37 pessoas, em 12 pontos da cidade, sendo que 19 delas aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS). Lá, além do pernoite, todos também têm à disposição alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente e cuidados de higiene.
Foram percorridos os seguintes pontos da cidade: UPH Zona Norte, Praça Dom Tadeu Strunck, Praça Cel. Fernando Prestes, Praça do Canhão, Rua Pandiá Calógeras, Rua Visconde de Cairu, Rua Blaza Munhoz, Rodoviária, Av. Elias Maluf, Bicicletário do Jd. dos Estados, Av. Afonso Vergueiro, Cemitério da Saudade e UPH Zona Leste,
As ações do programa são realizadas, diariamente, inclusive nos fins de semana e feriados, por integrantes da Secretaria do Gabinete Central (SGC), da Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas, e da Secretaria da Saúde (SES), além do apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.
Saiba como ajudar
A população pode sempre colaborar com a ação, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).
Além disso, durante as estações mais frias do ano, animais de estimação que estejam na companhia das pessoas acolhidas ou que se encontrem abandonados nas ruas também recebem abrigo, com ações por parte da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema).
Ainda, outra forma ainda de colaborar é doando rações, roupinhas e casinhas para pets, que vão ajudar a abrigar e aquecer os animaizinhos acolhidos. As doações podem ser entregues, das 8h às 17h, na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, da Sema, localizada na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira.
Fotos: GCM/Divulgação
Saúde – Agência de Notícias