A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), com suporte das demais secretarias, Saae/Sorocaba e Urbes – Trânsito e Transportes, mantém nesta quarta-feira (19) equipes mobilizadas para monitorar e atuar na cidade, em decorrência das chuvas intensas da tarde drterça-feira (18) e a possibilidade de mais precipitações nos próximos dias.
A Resguardo Social de Sorocaba registrou 41 milímetros de chuva nas últimas 24 horas na cidade. O reunido em três dias no município é de 41 mm e em fevereiro, de 312 mm. O nível do rio Sorocaba chegou a permanecer 1,20 metro supra do normal e segue baixando, com a régua marcando 30 centímetros.
A Secretaria de Mobilidade (Semob) informa que não há vias fechadas ao tráfico de veículos, no momento. Houve interdições temporárias de tráfico na Rua Padre Madureira, e Av. Dom Aguirre (Bairro/Meio – em frente ao Atacadão), assim porquê na Av. Afonso Vergueiro e imediações da Rossio da Bandeira, Rua Ananias Pires do Amaral (Jd. São Pedro) e proximidades do regato na Vila Mathilde, porquê a Rua Professora Elza Salvestro Bonilha. Também foi identificada enxurrada na Av. Armando Sales de Oliveira e quedas de árvore nos bairros Jardim Simus, Vila Assis e Jardim Planeta
Duas casas foram atingidas pelas águas no Jardim Isafer, porém sem registro de desabrigados. Agentes de trânsito coordenam o tráfico nos principais corredores viários da cidades, de forma a melhorar a mobilidade urbana. Ao passo que a Secretaria de Serviços Públicos (Serpo) faz a limpeza de vias, capinação e manutenção de ruas de terreno. Por sua vez, as equipes da Saae/Sorocaba prosseguem com os serviços de desobstrução de córregos e da rede de drenagem.
A Resguardo Social de Sorocaba, inclusive, implementa no município a Campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas 2024/2025, no período de 1º de dezembro a 31 de março, seguindo diretrizes estaduais.
Os canais de contato, em caso de emergências, são: o Corpo de Bombeiros (193) ou a Resguardo Social (199).