A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), com escora das demais secretarias, Saae/Sorocaba e Urbes – Trânsito e Transportes, mantém nesta quarta-feira (29) equipes mobilizadas para monitorar e atuar na cidade, em decorrência das chuvas intensas no início da noite de terça-feira (28).
A Resguardo Social de Sorocaba registrou 72 milímetros de chuva nas últimas 24 horas na cidade. Destes, 71 mm entre 18h e 20h, sendo um dos maiores volumes pluviométricos identificados pela Resguardo Social do Estado, no território paulista, naquela ocasião. O reunido em três dias no município é de 124 mm e no mês todo, de 324 mm. O nível do rio Sorocaba chegou a permanecer 1,9 metro supra do normal e segue baixando, com a régua marcando 40 centímetros.
A Secretaria de Mobilidade (Semob) informa que permanecem interditadas temporariamente ao tráfico de veículos as avenidas Dom Aguirre (região do Parque das Águas) e XV de Agosto.
Também devido à chuva houve registro de alagamentos na Av. Afonso Vergueiro (e periferia da Terreiro da Bandeira), Av. Ipanema x Rua Major Gambetta, região da Av. Juvenal de Campos, Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes x Rua Mário Thame; Rua Assis Chateubriand, Rua Reinaldo de Oliveira, Rua Catulo da Paixão Cearense, Rua Dionísio Reis dos Santos, Rua Marechal Forte Branco, Rua José Odin de Arruda, Rua Antônio de Andrade, Av. Pereira Inácio x Av. Washington Luiz x Rua Profº Paulo Monte Serrat, entorno da Terreiro Profº Masaharu Taniguchi e outros pontos da Av. Dom Aguirre. Agentes de trânsito coordenaram o tráfico nesses locais, orientando quanto às rotas de ramal. Além de enxurradas registradas na Av. Antonio Carlos Comitre x Rua Assunção e Av. Itavuvu.
Duas casas no bairro Mineirão foram interditadas pela Resguardo Social, devido a colapso estrutural, e aconteceu solapamento de solo junto a obra em imóvel no Núcleo. Duas famílias que residem na Vila São Pedro foram removidas temporariamente para hotel e recebem escora da Secretaria da Cidadania (Secid), em decorrência de inundação.
Nesta quarta-feira (29), é realizada a limpeza e desobstrução de córregos e da rede de drenagem, muito uma vez que o bombeamento de chuva acumulada nos Reservatórios de Detençãode Cheias (RDCs), a limpeza das vias (com prioridade para na Av. Dom Aguirre), vistorias e limpeza de imóveis, além de escora social às famílias.
A Resguardo Social de Sorocaba, inclusive, implementa no município a Campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas 2024/2025, no período de 1º de dezembro a 31 de março, seguindo diretrizes estaduais.
Os canais de contato, em caso de emergências, são: o Corpo de Bombeiros (193) ou a Resguardo Social (199).