A equipe de Gueitebol (Gateball) que frequenta e realiza seus treinos no Clube do Idoso de Sorocaba, ligado à Secretaria da Cidadania (Secid), foi vencedora no Torneio de Trio realizado no último fim de semana, no município de Mairinque.
A competição foi realizada pela Associação Cultural de Mairinque, em sua sede, localizada no bairro Lagoinha.
Participaram três equipes representando a cidade de Sorocaba, com os seguintes competidores: Joaquim, Onildo e Paulo (pertencente à UCENS – União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba ) – equipe Sorocaba A; Simphoriano Martinez, José Sakata e Mário Saruwataru – equipe Sorocaba B; e Sebastião, Tereza e Luiza – equipe Sorocaba C, todos da Categoria Soonen, com pessoas acima de 56 anos de idade.
A equipe B, dos competidores Simphoriano, José e Mário, saiu vencedora do torneio e trouxe para Sorocaba o troféu de campeão. O time ainda recebeu a fita terá inscrito o nome da cidade como vencedora deste ano, no idioma japonês.
Pela primeira vez a equipe representante do município conquistou o primeiro lugar nessa competição.
“Foi a primeira vez que competimos, após dois anos de pandemia, e foi muito bom poder encontrar os outros competidores, que são nossos adversários na disputa, mas também nossos amigos. O evento, além disso, é uma grande oportunidade de confraternização”, descreveu um dos campões da equipe, José Sakata. “Gostaria que mais pessoas descobrissem o esporte gueitebol e viessem treinar conosco, no Clube do Idoso. Quanto mais pessoas participarem, mais fortalecem o esporte em si e também nosso grupo. Nós já temos o treinador, Marcos, e todos os equipamentos necessários. É só ter vontade de participar e vir”, ele sugere.
“A conquista do torneio foi uma grata surpresa para todos nós. O mais importante, além disso, é poder proporcionar esses momentos de convívio, de encontro social saudável e de alegria para pessoas que ainda têm muito a desfrutar da vida e a oferecer à sociedade, com sua experiência e sabedoria. Proporcionar isso é o intuito de todas as atividades dos equipamentos voltados à pessoa idosa, como o Clube e a Chácara do Idoso, ligados à Secid”, avalia o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.
Fotos: Clube do Idoso/Divulgação
Cidadania – Agência de Notícias