O trabalho realizado pela Secretaria da Cidadania (Secid), neste ano, já ganhou repercussão fora da região e até do estado. Prova disso é que uma equipe de profissionais da Secretaria de Assistência Social do município de Extrema (MG) visitou, nesta terça-feira (18), a sede da Secid para conhecer detalhes do trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão sorocabana.
O objetivo foi identificar como é feita a Vigilância Socioassistencial e, baseados nessas informações, poderem desenvolver metodologia semelhante na cidade mineira. Nesses poucos meses de trabalho da atual Administração Pública, este já é o quarto município que visita a Secid para conhecer pessoalmente o trabalho que vem sendo realizado em Sorocaba nessa área.
Giovanna Sarto, Vinicius Neves e Clara Olivatti são os técnicos que percorreram os mais de 200 quilômetros que separam as duas cidades para conhecer os profissionais da Secid, as instalações da Secretaria e, principalmente, sua forma de atuação frente às demandas sociais.
“Já na apresentação que assistimos aqui, vimos grandes possibilidades para desenvolver nosso trabalho lá em Extrema. Estamos em fase de implantação da Vigilância Socioassistencial e este é o ponto inicial de qualquer estratégia para as políticas públicas. É peça-chave para o nosso trabalho e observamos que isso está sendo muito bem feito aqui em Sorocaba”, comentou Giovanna. “Nossa cidade, apesar de pequena, tem uma população flutuante significativa e precisamos conhecer nossas verdadeiras vulnerabilidades sociais. O exemplo de Sorocaba pode nos ajudar nisso”, completou Vinicius.
Na Secid, além do contato com profissionais de várias Divisões, os visitantes também foram recebidos pelo secretário da Cidadania, Clayton Lustosa. “Estamos muitos felizes em conhecer a equipe de Extrema, poder mostrar nosso trabalho e, tenho certeza, também de aprender com eles, ao trocar experiências”, concluiu o secretário.
Cidadania – Agência de Notícias