Semelhante à chicória, a endívia é um vegetal folhoso crocante e ligeiramente amargo. Apresenta-se por um conjunto de folhas sobrepostas umas às outras, com um formato comprido e fino. Pode ser consumido cru, cozido, assado e refogado, ser usado em sopas, saladas e cozidos. É utilizado principalmente em saladas, gratinada e recheada.
Baixa em calorias e rica em nutrientes, a endívia é recomendada para quem pretende perder peso, isto porque as suas fibras também contribuem para promover a saciedade. Cada 100 gramas de endívia tem 15 calorias.
Este vegetal apresenta diversos benefícios para a saúde, como para o sistema nervoso, cardiovascular e metabolismo. Composto por vitamina A, B e C, importantes para a saúde ocular, sistema nervoso, cardiovascular e metabolismo, é um poderoso antioxidante.
Sara Biscaia Fraga© DR
Para além de ser rica em vitaminas, apresenta também diversos minerais na sua composição, tais como o ferro, cálcio, potássio, manganês, cobre, zinco e ácido fólico. Minerais esses que são importantes para a circulação, massa muscular e óssea. Além disso, também beneficiam a imunidade.
Pelo seu sabor amargo, age sobre a vesícula biliar, favorecendo o processo digestivo e, consequentemente, a absorção de nutrientes.
Como escolher este vegetal?
Deve ser o mais fresco possível, limpo e firme, com cor verde clara e ausência de manchas escuras nas folhas exteriores. O talo é a parte mais amarga e deve ser retirado antes do consumo para que o sabor fique mais suave. Deverá ser conservado em ambientes escuro e refrigerado para que mantenha a qualidade durante aproximadamente uma semana.
Caso seja servido em pratos quentes, deverão se adicionadas gotas de limão para que mantenha a sua cor clara.
Pratos possíveis de utilização:
Servida crua em salada;
Cozida juntamente com um acompanhamento;
Assada ou gratinada, juntamente com diversos ingredientes, como o queijo e cogumelos.
Notícias ao Minuto Brasil – Lifestyle