Encontro virtual vai tratar sobre áreas protegidas da RMS

De 23 a 26 de fevereiro, a partir das 19h, o Sesc Sorocaba realizará o Encontro sobre uso público de áreas protegidas (ESUPAP) 2021. O evento on-line e gratuito contará com a parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) e da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), do Programa de Pós-Graduação em Turismo EACH/USP Leste (Escola de Artes, Ciências e Humanidades), do Prolam USP (Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina) e da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

O ESUPAP é um encontro nacional que será realizado em Ilha Comprida e Iguape no final deste ano. A novidade é que, em 2021, será realizado um evento prévio regional, abrangendo os municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O público-alvo será técnicos e gestores de municípios da região, profissionais de esporte, lazer e turismo da região, lideranças e organizações públicas, privadas e do terceiro setor relacionadas com a temática.

Com a participação de diversos especialistas de renome nacional e internacional, o objetivo geral do encontro é atrair para a discussão os profissionais engajados na questão da gestão e uso das áreas protegidas e não protegidas, sejam elas de caráter urbano ou periurbano, típicas desta região.

Os participantes vão tratar sobre o uso de áreas protegidas para o lazer e o turismo da região, pensando sobretudo nos aspectos de sustentabilidade desses usos e nos serviços ambientais que as áreas protegidas já prestam à sociedade. A ideia é compreender as formas de gestão pública dessas áreas e equipamentos públicos: normatização, profissionais envolvidos, participação privada e da sociedade civil; estabelecer redes de cooperação entre profissionais da região e troca de experiências e aprimorar as formas de uso público e a diversidade de atividades possíveis de forma sustentável.

O evento poderá ser conferido no canal do Youtube do Sesc Sorocaba: https://www.youtube.com/user/sescsorocaba/. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3332-9933 (Sesc Sorocaba).

PROGRAMAÇÃO

Dia 23 de fevereiro (terça-feira)

Horário: das 19h às 20h | ABERTURA (Eixo 1 | Gestão pública de áreas protegidas)

Tema: O papel da gestão no uso público de áreas protegidas, com Dra. Ondalva Serrano, Instituto Auá de empreendedorismo socioambiental

Convidados: Antonio Prieto Neto, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba; Jedias Hosana Carvalho, superintendente do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar); Prof. Davis Gruber Sansolo, professor da Universidade Estadual Paulista – Unesp, Campus Litoral Paulista e Kátia Pensa Barelli, gerente adjunta do Sesc Sorocaba.

Horário: das 20h às 21h30 – Mesa 1 (Eixo 2 | Modelos de gestão)

Tema: Lazer e Turismo em Áreas Protegidas

As áreas protegidas sofrem diversos tipos de interferência de uso e de ocupação. No entanto, são espaços responsáveis por garantir a qualidade de vida nas cidades, bem como em territórios periurbanos e não urbanos. Esta mesa busca discutir esta singularidade das áreas protegidas enquanto territórios de garantia de direitos.

Convidados: Prof. Dr. Sidnei Raimundo, EACH, USP; Rodrigo Goes, representante do Instituto SEMEIA; Mayra Vergotti Ferrigno, assistente técnica do Núcleo de Turismo social (NTS) do Sesc SP. Mediação de Maurício Tavares da Mota, biólogo e Doutor em Ciências Ambientais pelo Instituto de Ciência e Tecnologia Unesp/ Campus Sorocaba.

Dia 24 de fevereiro (quarta-feira)

Horário: das 19h às 21h – Mesa 2 (Eixo 3 | Sociobiodiversidade e espaço urbano)

Tema: Áreas protegidas, parques urbanos e serviços ecossistêmicos

Nesta mesa, busca-se conceituar e entender os serviços ecossistêmicos prestados pelas Áreas Protegidas e Parques Urbanos: serviços de regulação (conservação do solo/relevo, regulação hídrica, climática e microclimática), serviços de provisão (polinização, produção de frutos comestíveis ou para fauna), serviços culturais e espirituais (contemplação, lazer e recreação). Reflete-se sobre a importância das áreas protegidas e parques urbanos em diferentes paisagens (matriz urbana e matriz florestal/agrícola).

Convidados: Profa. Dra. Eliana Cardoso Leite, UFSCar Sorocaba; Eng. Agrônomo Geraldo Celestino Correa (ex. Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Boituva) e Prof. Dr. Antonio Carlos Sarti, docente no curso de Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Mediação da Prof. Dra. Maria Inez Pagani, Professora Assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Dia 25 de fevereiro (quinta-feira)

Horário: das 19h às 21h – Mesa 3 (Eixo 4: Engajamento do público em áreas verdes)

Tema: Áreas protegidas, parques urbanos e a diversidade de públicos

Discute-se as possibilidades amplas de interação humana com as áreas protegidas e os parques urbanos a partir da compreensão do direito ao lazer, do direito à cidade e da importância do acesso de crianças, adolescentes, adultos, idosos, pessoas com deficiência, seja em situação escolar ou não escolar, dada às barreiras sociais, de mobilidade, de gênero, dentre outras.

Convidados: Juarez Michelotti, coordenador do Setor de Educação para Sustentabilidade e responsável pela gestão da Reserva Natural Sesc Bertioga; Clebson Aparecido Ribeiro, engenheiro agrônomo da Sema/Jardim Botânico de Sorocaba, e Helder Frezza, representante da Associação Floresta Cultura de Sorocaba. Mediação do Prof. Dr. Antonio Carlos Bramante, coordenador do Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer – LAGEL, ligado ao Gesporte/FEF-UnB.

Dia 26 de fevereiro (sexta-feira)

Horário: das 19h às 21h – Mesa 4 (Eixo 5: Redes de Cooperação)

Tema: Gestão pública e participação social e privada em áreas protegidas municipais, estaduais e federais

Refletir sobre o histórico, concepção e formas de gestão de diferentes Unidades de Conservação, bem como sobre a relação público e privado e o papel de diferentes atores neste processo: movimentos sociais, organizações da sociedade civil, empresas, moradores e agentes locais. Discutir os conflitos fundiários e a gestão de áreas protegidas no Brasil a partir de experiências concretas.

Convidados: Prof. Dr. Julio Suzuki, Prolam USP; Daniela Gerdenits, Coordenadora de Parcerias e Responsabilidade Social – Legado das Águas – Reservas Votorantim e Benedito Alves da Silva (Ditão), Associação Quilombo Ivaporunduva (SP). Mediação de Gabriela Graça, assistente da Gerência de educação para a sustentabilidade e cidadania (GESC) do Sesc SP.

Horário: das 21h às 21h30 – Encerramento

Evento preparatório para o nacional em 2021, Ilha Comprida e Vale do Ribeira.

Convidados: Prof. Davis Graber Sansolo (Unesp), Reinaldo Pacheco (EACH/USP), Jedias Hosana Carvalho, representante do Codivar e Ricardo Ragni, representante da prefeitura de Ilha Comprida.

Meio Ambiente – Agência de Notícias