A biodiversidade do Rio Sorocaba será tema de encontro on-line e gratuito nesta quinta-feira (dia 25), das 18h às 19h, com o Prof. Dr. Welber Senteio Smith, biólogo e pesquisador da Bacia do Rio Sorocaba há 25 anos. As inscrições poderão ser feitas até as 16h desta quarta-feira (dia 24), pelo site da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema): http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. As vagas são limitadas.
A atividade virtual faz parte da programação especial da Prefeitura de Sorocaba, elaborada pela Sema e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), em comemoração ao Dia Mundial da Água e ao Dia do Rio Sorocaba (22 de março), e será feita pela plataforma Google Meet.
Durante o encontro, o Prof. Dr. Welber Senteio Smith vai abordar a biodiversidade existente no Rio Sorocaba, um dos mais importantes do Estado de São Paulo e o principal afluente da margem esquerda do Rio Tietê, e também a importância de sua preservação para a manutenção dos seres vivos que dependem da garantia da qualidade de suas águas.
Um estudo identificou a presença de 53 espécies de peixes no município, tanto no Rio Sorocaba, como em outros habitats, como córregos, represas, lagos e lagoas. Entre as espécies mais comuns, estão o lambari, tambiú, cará, traíra e bagre. O peixe tabarana é uma das espécies nativas encontradas no rio e que pode ser considerada indicadora de boas condições do manancial. No Rio Sorocaba, também é possível observar garça-branca, capivara, irerê, biguá, colhereiro, entre outros animais.
Vale lembrar que toda essa biodiversidade só é possível graças ao Programa de Despoluição do Rio Sorocaba realizado pelo Saae nos últimos 21 anos, além da recuperação do rio e de suas margens, com o plantio de árvores, que têm, entre suas funções, proteger as margens do rio da erosão, controlar a temperatura do manancial e servir como refúgio da fauna.
Welber Senteio Smith é biólogo pela PUC (Pontifícia Universidade Católica), mestre e doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP (Universidade de São Paulo) e professor na Unip (Universidade Paulista). É membro titular do Comdema (Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente) e do CPNMCBIO (Conselho do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade) e membro suplente do Conselho da Floresta Nacional de Ipanema. Organizou o livro “Biodiversidade do Município de Sorocaba: Atualização e Subsídios para a sua Conservação”, lançado em dezembro de 2020, e é autor do livro “Peixes do Rio Sorocaba: A História de uma Bacia Hidrográfica”.
Meio Ambiente – Agência de Notícias