Empresas residentes no Parque Tecnológico de Sorocaba participam de feiras internacionais

Fotos: PTS

As feiras de negócios acontecem pelo mundo todo e são a chave para a internacionalização de empresas. Especializadas em cada setor, essas feiras juntam empresários, fornecedores e outros players do mercado para ampliar seu alcance internacional. E focadas na ampliação de suas operações, empresas residentes no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) têm intensificado a participação em eventos dessa natureza. De acordo com o Portal Radar, as feiras de negócios geram, anualmente, mais de 500 bilhões de dólares de impacto nos mercados.

A Max Drone, empresa residente do PTS e especializada em tecnologias disruptivas com drones, por exemplo, foi uma das 30 empresas brasileiras selecionadas para participar de uma missão internacional a Dubai, nos Emirados Árabes, onde terá oportunidade de realizar visitas técnicas à hubs, aceleradoras e ecossistemas de inovação. Dubai se tornou próspero centro de tecnologia internacional não apenas para os Emirados Árabes Unidos, Médio Oriente e Norte da África (Mena), mas também em nível global, ostentando o ecossistema de Venture Capital de crescimento mais rápido do mundo.

A missão termina com a participação, com stand próprio, no pavilhão Brasil da Expand North Star 2024, o maior evento de conexão de startups e investidores do mundo. A atração empresarial, que teve início no último dia 13 e vai até o dia 16 de outubro, prevê receber mais de 70 mil participantes de mais de 120 países, 1.800 startups expositoras, 65 unicórnios e mais de 1.200 investidores. A Max Drone está instalada no Hall 6, stand H6 – B30 da feira.

Outra empresa residente no PTS, a UniQ é responsável, por exemplo, pelo desenvolvimento dos programas que gerenciam os sistemas usados no BRT (Bus Rapid Transit – Transporte rápido por ônibus) do município. Ela encerrou sua participação na InnoTrans 2024, em Berlim, com saldo positivo, avalia o CEO Fernando César. “Ao longo dos quatro dias do maior evento mundial de mobilidade ferroviária, realizado entre os dias 24 e 27 de setembro, a UniQ, junto à comitiva Brazil On Rails, destacou-se pela apresentação de soluções inovadoras e fortalecimento de parcerias estratégicas com líderes globais do setor. A UniQ sai da InnoTrans 2024 mais forte e preparada para continuar inovando e expandindo sua atuação no mercado internacional”, ressaltou.

 

PTS auxilia as empresas

Para o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, estimular a competitividade e promover a cultura exportadora é importante para ampliar as fronteiras de qualquer negócio. “A participação em feiras internacionais tem papel emblemático nesse processo, justamente por promover a promoção comercial de seus produtos e serviços. A iniciativa, se bem organizada e explorada com bastante profissionalismo, resulta em exportações constantes e cada vez mais lucrativas. É preciso, contudo, aprender mais sobre as regras e exigências de outros países”, ressaltou.

Nesse sentido, o Parque Tecnológico de Sorocaba tem auxiliado cada vez mais as empresas, seja em palestras e cursos promovidos, como, por exemplo, o Rompendo Barreiras. “Em agosto do ano passado, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou, em evento aqui no Parque, a nova etapa do Núcleo Sorocaba PEIEX, com investimentos de R$ 3,5 milhões. O programa é oferecido com o propósito de preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura”, acrescentou o presidente do PTS.