SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O empresário Francisco José Turchetto Santos, 42, morreu atropelado na manhã deste sábado (28), enquanto andava de bicicleta em grupo na estrada vicinal Fabiano Zacarelli, entre a cidade de Bebedouro e o província de Andes, a 390 km da capital paulista.
Segundo o boletim de ocorrência, o motorista da caminhonete que fazia a escolta do grupo de ciclistas teve um mal súbito durante uma manobra, perdendo o controle e atropelando cinco participantes, entre eles, Santos.
“O ciclista foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Exames periciais foram solicitados pela poder policial. O caso foi registrado porquê homicídio culposo [sem intenção] na direção de veículo automotor na delegacia de Bebedouro”, informou a Secretaria da Segurança Pública, em nota.
Francisco era considerado um dos maiores empresários do agronegócio brasiliano, e há quase 20 anos era o CEO da JF Citrus Agropecuária, empresa fundada pelo pai, o empresário José Francisco dos Santos. Ele também era acionista da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) e foi diretor do Bebedouro Clube de 2020 a 2024.
A Prefeitura Municipal de Bebedouro decretou luto solene por três dias e usou as redes sociais para manifestar tarar pela morte do empresário.
“Francisco, empresário, pai devotado, marido amoroso e ex-presidente do Bebedouro Clube, foi um nome de destaque em nossa cidade, atuando com primazia no ramo do agronegócio. Sua trajetória é marcada pela dedicação profissional e pelos laços de amizade e paixão que cultivou ao longo de sua vida”, disse a nota, assinada pelo prefeito Lucas Gibin Seren (PL).
Santos deixa a mulher, Eloisa, e duas filhas de 2 e 6 anos.
O velório está sendo realizado na capela do Escola Criancinha da Guarda, em Bebedouro, e o sepultamento será neste domingo (29).