A Neuralink, empresa de Elon Musk especializada no desenvolvimento de chips implantáveis em cérebros, anunciou que iniciará testes para estimar o uso desses dispositivos no controle de braços robóticos.
O objetivo é permitir que os braços robóticos sejam controlados unicamente pelo pensamento, conforme detalhado em uma publicação feita na rede social X (macróbio Twitter).
“Estamos entusiasmados em anunciar a aprovação e o lançamento de um novo teste de viabilidade para ampliar o controle ICB [Interface Cérebro-Computador] utilizando o implante N1 para um braço robótico experimental”, declarou a empresa. “Oriente é um primeiro e importante passo para restaurar não unicamente a liberdade do dedo, mas também a liberdade física”.
Vale lembrar que a Neuralink começou nascente ano os primeiros testes clínicos em humanos, com foco em ajudar pessoas com deficiências motoras a interagirem com computadores e dispositivos eletrônicos unicamente usando o pensamento.
We’re excited to announce the approval and launch of a new feasibility trial to extend BCI control using the N1 Implant to an investigational assistive robotic arm.
This is an important first step towards restoring not only do dedo freedom, but also physical freedom. More info…
— Neuralink (@neuralink) November 25, 2024
Leia Também: SpaceX planeja 25 lançamentos da Starship em 2025