SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Karla Sofía Gascón, indicada ao Oscar de melhor atriz por “Emilia Pérez”, foi removida do teor publicitário da Netflix divulgado para o filme em seguida sucessivas polêmicas. Apesar de ser protagonista do músico, ela não figurava em nenhuma das cenas usadas para promover “Emilia Pérez” aos votantes da Liceu.
A arte divulgada pelo roteirista Sam Herbs cita as 13 indicações ao Oscar -inclusive nas categorias de melhor filme e melhor filme internacional-, mas ignora a de Gascón a melhor atriz.
Segundo o portal The Hollywood Reporter, além de ser removida da publicidade do filme, ela também não participará dos eventos da campanha de “Emilia Pérez” pelo Oscar, em Los Angeles.
Nas últimas semanas, foi objectivo de críticas por postagens antigas feitas no X. Publicações com declarações racistas e xenofóbicas vieram à tona, e Gascón excluiu seu perfil na rede social. Pouco antes, havia criminado “pessoas que trabalham no envolvente de Fernanda Torres” de armarem uma campanha difamatória contra ela.
O cineasta gálico Jacques Audiard e as atrizes Selena Gomez e Zoe Saldaña vão simbolizar o filme sem Gascón em eventos organizados pela American Film Association (AFI). Ela também não comparecerá com o elenco ao Critics Choice Awards.
Ainda segundo o portal americano, a atriz continua conduzindo entrevistas com a mídia e se manifestando nas redes sociais sem consultar a Netflix, distribuidora de “Emilia Pérez” nos Estados Unidos, no Canadá e no Reino Uno.
“Assumiram que alguns tuítes, nos quais eu destacava a hipocrisia, o racismo e a malícia que existem no mundo, eram meus sentimentos pessoais, e não uma denúncia. Acreditaram que uma piada exagerada fosse um ataque à uma instituição”, escreveu a atriz no Instagram.
A rodada final da votação do Oscar começa na próxima terça-feira (11), e a premiação ocorre no dia 2 de março.
Leia Também: Fernanda Torres se junta a painel de festival americano com Karla Sofía Gascón
Leia Também: Na rusga de Fernanda Torres e ‘Emilia Pérez’, quem ganha é a briga (e Demi Moore)