Em iniciativa pioneira no Estado de São Paulo, profissionais da Odontologia da Prefeitura de Sorocaba reforçarão equipes nas campanhas de vacinação da Covid-19 e Influenza

Com o objetivo de ampliar e fortalecer as equipes de imunização durante as campanhas de vacinação da Covid-19 e Influenza, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), contará com o reforço dos profissionais da Odontologia da rede pública municipal na aplicação das vacinas e organização.

A iniciativa pioneira no Estado de São Paulo foi possível após articulação da Coordenação de Saúde Bucal de Sorocaba com o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, o Conselho Federal de Odontologia e o Ministério da Saúde, que estabeleceu condições para que auxiliares de saúde bucal e cirurgiões-dentistas possam colaborar nas duas campanhas de vacinação.

Para o secretário da Saúde, Vinicius Rodrigues, essa iniciativa do município é fundamental neste momento de emergência sanitária. “O intuito é aumentar a agilidade da campanha com mais equipes de vacinação. Com a previsão de chegada cada vez mais frequente de doses da vacina e a ampliação do publico a ser vacinado, é necessário o incremento da força de trabalho. Os profissionais da Odontologia somarão esforços nessa trajetória de esperança”, destaca.

Segundo a Coordenação de Saúde Bucal da Prefeitura de Sorocaba, houve o entendimento dos conselhos profissionais, junto com o amparo legal necessário, de que os cirurgiões-dentistas detêm o conhecimento das especialidades farmacêuticas, suas vias de administração e as respectivas técnicas, sendo de sua competência legal o emprego em situações terapêuticas e de emergência, podendo atuar como aplicadores de vacina neste momento pandêmico.

Assim, nos dias 19 e 20 de abril, em parceria com a Universidade de Sorocaba (Uniso) e a Divisão de Educação em Saúde da SES, foram realizadas as capacitações de 90 cirurgiões-dentistas sobre Protocolos e Procedimentos Técnicos para a Vacinação e, em breve, parte desses profissionais já irá colaborar nas próximas ações de imunização na cidade.

A Secretaria da Saúde informa que a participação desses profissionais nas ações de vacinação não afetará a oferta dos atendimentos odontológicos na rede que, considerando o momento epidemiológico e as orientações do Ministério da Saúde, estão mantidos o acolhimento dos casos de urgência odontológica e agendamentos de situações essenciais.

 


Saúde – Agência de Notícias