Elefante Sandro do Zoo de Sorocaba será transferido ao Santuário de Elefantes Brasil


A Prefeitura de Sorocaba acatou a recomendação do promotor do Ministério Público do Estado de São Paulo em Sorocaba, Dr. Jorge Alberto de Oliveira Marum, e vai realizar a transferência do elefante Sandro, do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, localizada na Chapada dos Guimarães (MT). A resposta, informando oficialmente o promotor de Justiça, foi encaminhada pelo Município nesta sexta-feira (11).

A Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), responsável pela administração do Zoológico Municipal de Sorocaba, informa que a decisão teve como principal objetivo buscar, sempre, o melhor para o bem-estar do animal, em razão da necessidade de convívio com outros indivíduos da sua espécie. Apesar de apresentar um ótimo estado de saúde no Zoo, desde a morte natural da sua companheira Haisa, em 2020, em função da idade avançada do animal, ele encontra-se atualmente sozinho no recinto.

Já estamos providenciando todos os trâmites legais necessários para realizar a transferência do Sandro ao santuário, bem como verificando a melhor maneira de transportá-lo”, afirma a secretária interina da Sema, Samyra Toledo.

Um dos animais mais queridos do “Quinzinho de Barros”, Sandro era animal de circo até ser transferido para o Zoo. Atualmente, é considerado um animal idoso, recebendo cuidados especiais da equipe técnica do Zoológico. Na natureza, estima-se que um elefante possa viver, em média, 40 anos. Já, em cativeiro, 60 anos, pois, nesta condição, a expectativa de vida é sempre maior, já que os animais têm acompanhamento diário, cuidados médicos, alimentação controlada, além de não ter predadores.

Com 53 anos de existência, o Zoológico de Sorocaba é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama na categoria A, que é a mais elevada. Além do lazer, o parque vem desempenhando, ao longo desses anos, um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

Meio Ambiente – Agência de Notícias