O chá verde é uma bebida extremamente popular devido aos seus benefícios para o corpo e para a mente. Produzido a partir das folhas de Camellia sinensis, uma erva de origem oriental, o chá verde agrega múltiplos benefícios.
A cafeína presente no chá acelera o metabolismo e melhora inclusive a função cerebral, aumentando os níveis de produtividade e energia. A infusão é ainda extremamente benéfica à saúde cardiovascular, reduz os níveis de colesterol mau (LDL) e ajuda a regular os níveis de açúcar – ideal para quem sofre de diabetes.
Mais ainda, os seus compostos podem auxiliar na digestão, assim como na manutenção de uma estrutura óssea forte.
Contudo, e apesar desses benefícios, o chá verde pode ter alguns efeitos adversos no organismo.
“Indivíduos com sensibilidade severa à cafeína podem experienciar insônias, ansiedade, irritabilidade, náuseas ou dores de estômago”, alerta a publicação online Medical News Today.
Adicionalmente quem toma aspirina deve ter em atenção a quantidade de chá verde que consome, já que podem ocorrer “problemas de coagulação das plaquetas”.
O Medical News Today sublinha ainda que se toma chá verde, não deve ingerir outras bebidas estimulantes, tais como café, bebidas energéticas ou chá preto, advertindo que se o fizer poderá causar um aumento perigoso da pressão arterial e da frequência cardíaca.
Mas não é só o chá verde na forma de bebida que deve consumir com moderação. “Os suplementos de chá-verde podem conter outras substâncias perigosas para a saúde ou com benefícios não comprovados. Verifique sempre com um médico antes de começar a tomar suplementos”, recomendam os especialistas.
Notícias ao Minuto Brasil – Lifestyle