Cerca de três mil pessoas participaram, na manhã deste sábado (3), do evento Drive Pet, no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. Realizado pelo grupo TEM+, o evento gratuito contou o com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema).
A iniciativa, que teve o patrocínio da Special Dog Company, ofereceu ao público e seus pets serviços e experiências que promoveram o lazer e o bem-estar e, ainda, estimulou a adoção consciente de animais de estimação.
Os munícipes que participaram do Drive Pet puderam conferir quatro estações. Uma delas contou com a feira de adoção de filhotes de cães e gatos, do programa municipal “D + uma chance, adote uma vida!”, da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal. Lá, os visitantes puderam conhecer 11 animaizinhos disponíveis para adoção. Destes, 10 foram adotados, sendo um gato filhote, sete cachorros filhotes e dois cães adultos.
A motoboy Nicole Silva Ruiz Salvador, moradora do Cajuru, foi ao Parque das Águas para adotar um animal de estimação. Lá, ela encontrou a cachorra Cris, já adulta, que vivia desde março deste ano na Unidade de Proteção e Bem-EStar Animal da Prefeitura de Sorocaba. Vítima de maus-tratos, ela foi resgatada pela Sema na Vila Haro, na época debilitada, desidratada e repleta de ectoparasitas (pulgas e carrapatos).
Nicole estava feliz e bastante emocionada com a adoção da sua nova companheira, pois, recentemente, perdeu seu cachorrinho Jonnhy, um “salsichinha”. “Depois que ele se foi, falei que não adotaria mais, mas sinto muita falta de um bichinho, eles fazem muita companhia. Ele era meu xodó, dormia comigo”, relata a munícipe.
“Esses pets têm muito amor para dar e também precisam receber muito carinho e cuidados necessários, que caracterizam a adoção responsável, para que eles não voltem a sofrer mais, com um novo abandono, por exemplo”, destaca o secretário da Sema, Thiago Santoro. Os munícipes também podem adotar cães e gatos diretamente na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, localizada na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira. O espaço atende o público de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
No Drive Pet, também teve a estação “Click”, na qual os visitantes puderam tirar fotos em um ambiente Instagramável, ao lado de seus pets; a estação do projeto “Doe Amor”, que orientou o público e conseguiu cadastrar 50 animais para doação de sangue (veterinário) e outra estação que fez a distribuição de 700 brindes, além da entrega da foto-lembrança tirada pela população no local.
Meio Ambiente – Agência de Notícias