Djokovic se rende a Nadal em seguida proclamação de aposentadoria: ‘Reverência à sua curso estelar’

A aposentadoria de Rafael Nadal mexeu com o mundo do tênis nesta quinta-feira. Vários nomes importantes do esporte dedicaram um tempo para prestar uma singela homenagem ao espanhol, considerado o maior jogador da história no saibro e possuidor de 22 títulos de Grand Slam. Dentre eles, está um de seus principais rivais durante esses 23 anos de curso, o sérvio Novak Djokovic, número 4 do mundo atualmente.

 

“Um post não é suficiente para expressar o reverência que tenho por você e o que você fez pelo nosso esporte. Você inspirou milhões de crianças a inaugurar a jogar tênis e acho que essa é provavelmente a maior conquista que alguém pode desejar. Sua tenacidade, dedicação, espírito de luta serão ensinados por décadas”, disse Djokovic.

Nadal e Djokovic se enfrentaram em exatas 60 oportunidades, com 31 vitórias para o sérvio e 29 derrotas. A rivalidade começou em 2006, nas quartas de final de Roland Garros, com triunfo do espanhol. Já o último foi nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. O atual número 4 do mundo levou a melhor na segunda rodada do torneio, o qual acabou com a medalha de ouro.

“Seu legado viverá para sempre. Só você sabe o que teve que suportar para se tornar um ícone do tênis e do esporte em universal. Obrigado por me levar ao limite tantas vezes em nossa rivalidade que mais me impactou uma vez que jogador. Sua paixão por simbolizar a Espanha sempre foi notável. Libido-lhe a melhor despedida provável em Málaga com a equipe da Espanha da Despensa Davis. Estarei lá pessoalmente para prestar reverência à sua curso estelar”, completou.

Jannik Sinner, número 1 do mundo, citou os ensinamentos de Nadal para os mais jovens. “Simples, todos nós vimos o quão bom ele tem sido uma vez que jogador e as lições que ele nos ensinou, os jovens jogadores, uma vez que se comportar na quadra, uma vez que mourejar com situações na quadra, situações difíceis. Ele deu a todos nós muitas emoções quando o vimos jogando. E também permanecer humilde, ao mesmo tempo, não mudando com o sucesso, escolhendo as pessoas certas ao seu volta, tendo uma ótima família. Há tantas coisas boas que ele deu a todos nós.”

Dupla de Nadal na Olimpíada, Carlos Alcaraz não conseguiu esconder a emoção com o proclamação do seu ídolo e postou uma série de fotos ao lado do multicampeão, incluindo uma quando era garoto e estava tietando o companheiro de seleção espanhola.

“Desde a garoto que te assistia na televisão e sonhava em se tornar um tenista até aquela que tinha o imenso dom de jogar ao seu lado em Roland Garros, representando a Espanha nos Jogos Olímpicos! Muito obrigado por ser um exemplo em todos os níveis, seu legado é único”, concluiu.

Nadal se despede do tênis na tempo final da Despensa Davis, ao tutelar a Espanha diante de sua torcida, em Málaga, entre os dias 19 e 24 de novembro.

“Nesta vida, tudo tem um início e um termo e acho que é o momento propício para pôr termo a uma curso que tem sido longa e muito mais bem-sucedida do que eu poderia ter imaginado. Estou muito entusiasmado que meu último torneio será a final da Despensa Davis e representando meu país. Acho que fechei o círculo, já que uma das minhas primeiras grandes alegrias uma vez que tenista profissional foi a final da Despensa Davis em Sevilla em 2004”, disse o espanhol.