Sem oscilações, Novak Djokovic venceu sua terceira partida neste Sincero da Austrália e mostrou força rumo a novas marcas na história da competição. O tenista sérvio derrotou o checo Tomas Machac, 25º do mundo, por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 6/4 e 6/4. A rodada desta sexta-feira também contou com vitórias do espanhol Carlos Alcaraz e da belarussa Aryna Sabalenka, atual bicampeã do primeiro Grand Slam da temporada.
Djokovic entrou em quadra pela terceira vez na competição. E, pela primeira vez, venceu sem ceder sets. Diferentemente das duas rodadas iniciais, o número sete do mundo pouco oscilou e não levou sustos, confirmando o nepotismo e a sua 97ª vitória no Sincero da Austrália. Em Melbourne, ele procura o seu 11º título deste Grand Slam e o 25º universal, que seria o recorde integral entre homens e mulheres. Aliás, seria o seu 100º troféu da curso.
Contra Machac, o sérvio perdeu o saque somente uma vez na partida e faturou cinco quebras. Sem altos e baixos, Djokovic disparou 28 bolas vencedoras, contra 25 do rival checo. E cometeu razoáveis 20 erros não forçados, contra 35 do opositor.
Durante o jogo, o sérvio precisou de atendimento em quadra em razão de dificuldades para respirar – o problema não afetou seu rendimento ao longo da partida. Em outro momento, discutiu com um torcedor, que fazia fragor na arquibancada. Chegou a reclamar com a arbitragem por alguma medida para resolver o problema.
Nas oitavas de final, o ex-líder do ranking terá pela frente outro oponente da República Checa. Será Jiri Lehecka, 29º do mundo, que avançou ao superar o galicismo Benjamin Bonzi por 6/2, 6/3 e 6/3. Djokovic e Lehecka vão se enfrentar pela segunda vez, com vitória do tenista mais experiente no ano pretérito, na United Cup.
O dia também foi de vitórias do germânico Alexander Zverev e do espanhol Carlos Alcaraz, números dois e três do mundo, respectivamente. Alcaraz foi quem teve mais trabalho para vencer sua terceira partida na competição. Precisou de quatro sets para superar o português Nuno Borges por 3 a 1, com parciais de 6/2, 6/4, 6/7 (3/7) e 6/2.
Em procura do único título de Grand Slam que ainda não tem, Alcaraz ainda não empolgou em Melbourne. Mas aposta na segunda semana do torneio para inaugurar a se ressaltar. Seu próximo opositor sairá do confronto entre o britânico Jack Draper e o sítio Aleksandar Vukic.
Zverev, por sua vez, vem fazendo uma estirão mais tranquila na quadra dura do Sincero da Austrália. Nesta sexta, despachou o britânico Jacob Fearnley, carrasco do sítio Nick Kyrgios, por 6/3, 6/4 e 6/4.
O resultado fez o vice-líder do ranking se aproximar de uma marca do compatriota Boris Becker. Zverev soma 28 vitórias na competição, contra 29 do ex-tenista, duas vezes vencedor do torneio australiano. Nas oitavas, o germânico vai enfrentar Ugo Humbert, que avançou depois duelo totalmente galicismo com o jovem Arthur Fils, que abandonou no quarto set com dores no tornozelo.
Em outros dois jogos da chave masculina, o americano Tommy Paul e o espanhol Alejandro Davidovich Fokina venceram seus jogos e confirmaram o confronto nas oitavas. Paul eliminou outro espanhol, Roberto Carballes Baena, por 7/6 (7/0), 6/2 e 6/0. E Fokina superou o jovem checo Jakub Mensik por 3/6, 4/6, 7/6 (9/7), 6/4 e 6/2.
FEMININO
Poderoso candidata ao tricampeonato, Aryna Sabalenka fez mais uma vítima nesta sexta. A número 1 do mundo oscilou no set inicial, mas não deixou de vencer em sets diretos e dinamarquesa Clara Tauson por 7/6 (7/5) e 6/4.
Nas oitavas, a favorita vai encarar a jovem Mirra Andreeva, de somente 17 anos. A 15ª do ranking avançou nesta sexta com um triunfo sobre a polonesa Magdalena Frech por 6/2, 1/6 e 6/2.
Outra candidata ao título é a americana Coco Gauff. A número três do mundo despachou a canadense Leylah Annie Fernandez por 6/4 e 6/2. Nas oitavas, sua adversária será a suíça Belinda Bencic, que contou com o desistência da ex-número 1 do mundo Naomi Osaka para seguir. A japonesa desistiu da partida depois perder o set inicial por 7/6 (7/3).
Também avançaram a espanhola Paula Badosa (11ª cabeça de chave), a croata Donna Vekic (18ª) e a russa Anastasia Pavlyuchenkova (27ª).
BRASILEIROS
Em seguida emplacar duas vitórias na chave de simples, Beatriz Haddad Maia estreou com triunfo também nas duplas. Ao lado da alemã Laura Siegemund, ela superou a americana Quinn Gleason e a holandesa Suzan Lamens por 6/1 e 6/3. Na segunda rodada, elas vão enfrentar a italiana Lucia Bronzetti e a ucraniana Angelina Kalinina.
Com a vitória, o Brasil conta com duas representantes na chave de duplas uma vez que Luisa Stefani também avançou à segunda rodada, na quinta.
Nas duplas mistas, Marcelo Melo e a taiwanesa Hao-Ching Chan caíram na estreia para os locais John-Patrick Smith e Kimberly Birrell por 7/6 (7/5) e 6/3.
Leia Também: Palmeiras e Corinthians lutam por vaga nas quartas de final da Copa São Paulo