Dia Internacional do Mico-leão-dourado é celebrado no Zoo Municipal de Sorocaba neste sábado (5)

 

Para celebrar o Dia Internacional do Mico-leão-dourado (2 de agosto), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realizará, neste sábado (5), das 9h às 13h, uma atividade especial no Museu de Zoologia do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.

O “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos da América Latina, classificado pelo Ibama na categoria A, que é a mais elevada. O parque desempenha um importante trabalho de bem-estar animal, conservação, educação ambiental, pesquisa e lazer, que são as cinco funções de um zoológico moderno. O parque municipal possui cerca de 1.000 animais de, aproximadamente, 250 espécies, dentre eles um casal de mico-leão-dourado, que pode ser visto pelo público no micário.

Na ação de Educação Ambiental, o público terá a oportunidade de conhecer mais sobre a espécie, em uma exposição no Museu de Zoologia, incluindo outras três espécies de micos que existem no Brasil. Além disso, os visitantes vão conhecer o acervo do espaço, que é composto por cerca de mil itens, entre peças biológicas e animais taxidemizados. O objetivo é permitir aos visitantes perceberem características únicas dos animais, de modo a sensibilizá-los para a conservação da biodiversidade.

O mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) só existe na Floresta Atlântica do Estado do Rio de Janeiro e está ameaçado de extinção na natureza. Há cerca de 40 anos, a espécie chegou perto de desaparecer para sempre, pois só existiam em torno de 200 exemplares de vida livre. Diversas pessoas e entidades se mobilizaram e, graças a um grande programa de conservação da espécie, atualmente existem cerca de 4.800 micos na natureza. Zoológicos de todo o mundo tiveram um importante papel nesse programa de conservação, pois, se não fosse a reprodução dos micos nas instituições, é bem possível que a espécie estivesse extinta.

Para a visita ao Museu de Zoologia não há necessidade de inscrição, bastando estar presente no dia, horário e local da atividade. Será permitida a entrada de 20 pessoas, por vez, e a participação será por ordem de chegada.

O Parque Zoológico Municipal está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h. Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa condição, são isentos de pagamento do ingresso.