Dia do Sauim-de-coleira é comemorado com proclamação de promanação de filhotes no Zoológico Municipal de Sorocaba

Foto: Letícia Cristina Ruis Garcia/PZMQB

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” anuncia, em comemoração ao Dia Vernáculo do Sauim-de-coleira (24 de outubro), o promanação de dois filhotes do sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), ocorrido no mês de setembro. Toda a equipe técnica do Zoo celebra o vestuário, pois se trata de uma das espécies de primatas mais ameaçados do mundo e está classificada uma vez que criticamente em transe de extinção.

Com isso, o Zoo de Sorocaba, mais uma vez, cumpre com um de seus papéis fundamentais, que é o da conservação de animais ameaçados. O sauim-de-coleira é uma das espécies de calitriquídeo (grupo que abrange os sauins, saguis e micos) mais difíceis de manter e reproduzir sob os cuidados humanos.

Para tentar evitar a extinção da espécie, existem esforços para a sua conservação. O sauim é a única espécie de primata brasílico que possui projecto vernáculo de conservação somente para ele: o “Projecto de Ação Vernáculo para Conservação do Sauim-de-coleira”. As outras espécies de primatas ameaçadas estão agrupadas juntas, em outros planos de ação (PAN).

Outra iniciativa foi a geração do termo de cooperação entre a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que gerou o Programa de Manejo ex situ de Espécies Ameaçadas. O sauim é uma das espécies abrangidas por esse programa e o Zoológico de Sorocaba é participante dessa iniciativa.

Hoje, o “Quinzinho de Barros” tem sob seus cuidados 19 sauins e é o zoológico brasílico com a maior população e com o maior sucesso reprodutivo da espécie. Isso se deve aos cuidados que esses animais recebem da equipe técnica do Zoológico, que incluem: sustento adequada, cuidados veterinários, recintos com ambientação e reparo manente da saúde e do comportamento dos animais.

Dirigido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Envolvente, Proteção e Muito-Estar Bicho (Sema), o “Quinzinho de Barros” é um dos mais completos da América Latina. Além da conservação das espécies, o parque desempenha importante trabalho de pesquisa, bem-estar bicho, instrução ambiental e lazer, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

O Parque Zoológico Municipal está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é sincero de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h. Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até cinco anos, idosos supra de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa exigência, são isentos de pagamento do ingresso.

 

Sobre a espécie

O sauim-de-coleira é uma espécie endêmica da Floresta Amazônica brasileira, isso quer proferir que ele é encontrado em somente um determinado sítio do mundo. No caso desse primata, sua superfície de ocorrência é restrita a Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara, três municípios do Amazonas.

A expansão dessas cidades e a ocupação das áreas rurais têm causado a perda e fragmentação das florestas que os sauins vivem. Isso tem gerado acentuado declínio na população de sauins, ameaçando a sua existência. Ou por outra, a proximidade com os seres humanos trazem outras ameaças, uma vez que a predação por cães, atropelamentos, entre outros.