A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realiza, nesta sexta-feira (25), às 14h, o Desfile AYO de Moda Afro, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada no Alto da Boa Vista. O evento, que ocorre em alusão ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), será aberto ao público.
O objetivo da ação cultural é, por meio do desfile, apresentar o trabalho que reflete o empoderamento negro, força e resiliência, destacando, ainda, a relevância econômica dos afro empreendedores.
Segundo Marilda Corrêa, proprietária do Coletivo Nossa Voz Afro, que participará do desfile com vestidos e croppeds de tecidos afros, “a palavra Ayo é de origem africana e significa alegria e felicidade, pois são sentimentos que a moda afro, que é toda colorida, viva e de empoderamento, nos transmite”. Também participarão do desfile as grifes “Box das Pretas”, da proprietária Lucimara Rocha; “Afromáxima”, de Fernanda Venâncio; e a artesã Ivanilde Monteiro, com a marca Gata Black.
O Box das Pretas é uma empresa reconhecida pelo segmento afro, com roupas, acessórios e cabelo, que surgiu em 2019, em Sorocaba, em razão de uma necessidade familiar, onde a proprietária buscava lugares para adquirir produtos afros. “A cultura africana está em nós e, graças aos nossos ancestrais, estamos aqui para mostrar nosso estilo e beleza”, declara Lucimara Rocha.
Fernanda Venâncio, da Afromáxima, apresentará vários modelos de batas e turbantes, vestimentas muito apreciadas por mulheres e homens, que transmite um ar de modernidade e leveza. Já, a Gata Black, da artesã Ivanilde Monteiro, participará com camisetas, sacolas e bolsas de patchcolagem.
O Desfile AYO de Moda Afro também contará com a atração do Samba do Laço, unindo vários vertentes do ritmo, como samba de terreiro, duro, de raiz, corrido, até os sucessos atuais; além do grupo de capoeira Ohana Guerreira, do contramestre Adilsinho.
A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3228-1955.